Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Moçambique - Empresários filipinos interessados em investir no país

Empresários filipinos estão interessados em investir em Moçambique na área de processamento da banana.

A informação foi avançada ontem, em Maputo, pelo vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Castigo Nhamane, durante a visita de um grupo de empresários filipinos à instituição. 

Segundo Nhamane, os empresários filipinos encontram-se em Moçambique à procura de parcerias e oportunidades de negócios e investimentos. 

“Eles apresentaram uma proposta interessante. Estão interessados no processamento da banana em Moçambique e, nos próximos dias, vão visitar a província de Gaza. Como nós sabemos, é uma província agrícola, vamos coordenar com os nossos colegas de Gaza para recebe-los”, disse. 

Os empresários filipinos apresentaram, igualmente, de acordo com o vice-presidente da CTA, uma lista de especialidades que trazem ao país.

“Para nós, é toda nossa vontade que eles venham investir em Moçambique porque é uma mais-valia para o país e o sector privado”, disse, acrescentando que “eles têm equipamento, têm conhecimento, eles vão trazer a tecnologia e ensinar o empresariado moçambicano e isso para nós é vantajoso porque precisamos de aprender que é para podermos entrar na fase em que eles estão”.

O representante dos empresários filipinos, Senen Perlada, disse, citado pela AIM, que a sua delegação quer explorar as oportunidades existentes em Moçambique. Referiu que, nos últimos dois dias, verificaram que, de facto, há várias oportunidades, especialmente na área de comércio.

Perlada lamentou a fraca relação comercial existente entre os dois países, mas garantiu que com esta visita à CTA o cenário entre Moçambique e Filipinas vai mudar para melhor. 

Segundo a fonte, até 2005 o comércio bilateral atingiu cerca de 5 milhões de dólares, mas, de 2015 para 2017, houve um decréscimo que chegou a cerca de 600 mil dólares, apenas. 

“A boa nova é que há muita possibilidade de crescimento das relações comerciais, especialmente porque Moçambique é um dos países que pode exportar muito para as Filipinas, enquanto nós, nesta altura, podemos exportar para Moçambique apenas alguns componentes electrónicos. Moçambique pode exportar para as Filipinas feijões e tabaco que muito usamos no nosso país”, disse.

Ainda ontem, os empresários filipinos foram recebidos na Câmara de Comércio de Moçambique (CCM), onde esta instituição revelou que pretende explorar a experiência das Filipinas na promoção do agronegócio. In “Jornal de Notícias” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário