Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Macau - Academia do Cidadão Sénior pondera reabrir curso de língua portuguesa

Entre alguns idosos que frequentam o curso de Inglês leccionado pela Academia do Cidadão Sénior do Instituto Politécnico de Macau (IPM) também reina a vontade de expandir o conhecimento linguístico sobretudo no Português.

Apesar do número de interessados não ser ainda muito grande, a Academia está a avaliar e a ponderar a possibilidade – mediante a procura – de um curso de Língua Portuguesa revelou a directora da Academia, Lam Wan Mei, à Tribuna de Macau, recordando que esta vertente já foi leccionada na instituição até 1999 mas acabou suspensa devido à falta de estudantes interessados.

“Não é fácil para este tipo de idosos aprender [nesta fase] Português como língua estrangeira”, salientou Lam Wan Mei. A responsável entende ainda que, para responder às mudanças sociais de Macau algumas aulas ministradas pela Academia serão suspensas e, ao mesmo tempo, deverão ser abertas outras, com carácter mais prático.

Neste ano lectivo foi lançada uma acção de formação sobre cuidados de saúde cujo plano curricular abrange técnicas de massagem, que despertou de imediato um grande grau de interesse dos alunos, ao ponto de terem sido preenchidas todas as vagas disponíveis.

Em Julho, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura adiantou estar planeada a abertura de um segundo espaço da Academia do Cidadão Sénior do IPM na Ilha da Taipa. De acordo com Alexis Tam, a segunda secção da Academia deverá entrar em funcionamento em 2020 com sensivelmente 170 vagas no ano inaugural.

Lam Wan Mei revelou que esse projecto está na fase de design de interiores estando a ser ponderadas as funções que as salas podem abranger. Nesse novo espaço, os alunos poderão aprender mais sobre cuidados de saúde, informática e Inglês sendo estas as matérias de ensino mais procuradas. O plano visa oferecer condições de ensino semelhantes às actuais na Academia do IPM podendo variar em determinadas funções, explicou a responsável.

Actualmente, a sede da Academia, nas instalações do IPM, tem capacidade para 480 alunos, sendo que todos os anos se inscrevem cerca de 130 novos estudantes. De resto, o espaço na Taipa poderá ter capacidade para 520 vagas mas que serão preenchidas gradualmente até porque é necessário avaliar, numa primeira fase, as condições de deslocação dos idosos até àquele local.

Além de mobilizar alguns dos 30 professores actuais da Academia serão recrutados novos docentes para dar aulas na Taipa, disse Lam Wan Mei. Rima Cui – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário