Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Lusofonia - "Os vivos, o morto e o peixe frito" a obra de Ondjaki que pode chegar aos ecrãs da Globo

A obra "Os vivos, o morto e o peixe frito", da autoria do escritor angolano Ondjaki, atraiu o interesse do director brasileiro Carlo Milani, que pretende adaptá-la para formato televisivo, a exibir na rede Globo



A informação foi avançada pela jornalista brasileira Patrícia Kogut, que assina uma coluna sobre as últimas do mundo televisivo.

Segundo a colunista, a peça de Ondjaki "poderá virar uma sitcom na Globo", pela mão do director Carlo Milani, que "trabalha também no desenvolvimento de outros programas envolvendo autores de países lusófonos", com o objectivo de "abraçar a diversidade".

Patrícia Kogut adianta que o escritor angolano já participou de uma leitura do seu texto no Projac, o "quartel-general" das produções da Globo, situado no Rio de Janeiro.

"No mesmo dia, mais de 100 convidados da Globo debateram sobre a presença de negros no mercado audiovisual", revela ainda a colunista.

Lançado em 2014, o livro "Os vivos, o morto e o peixe frito" é descrito, pelo jornalista e poeta Abderrahmane Ualibo, como um "exercício literário sob a aparência de texto teatral", e uma "reflexão bem-humorada" que "explica muitos dos factores da convivialidade africana em território europeu".

"Estamos perante um exercício puro de ficção e de liberdade: o autor dá voz aos africanos que vivem e viveram em Portugal, de um modo arejado e digno. O lado humano dos personagens africanos sobrepõe-se às suas nacionalidades, mas não aos seus costumes. Ondjaki deu-nos um texto cómico e sério, como se fosse um simples abraço a todos os que celebram a língua portuguesa de cada um", concluiu Ualibo. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário