Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Macau - Instituto Politécnico de Macau debate Grande Baía e cooperação Sino-Lusófona


Joaquim Ramos de Carvalho, coordenador do Centro Internacional Português de Formação do Instituto Politécnico de Macau (IPM), vai proferir uma conferência sobre a área da Grande Baía e o futuro da cooperação académica entre a China e os Países de Língua Portuguesa no próximo dia 25.

A conferência, proferida em Português com tradução simultânea em Chinês, decorrerá entre as 15:00 e as 16:30 no Anfiteatro nº 1 do Edifício Wui Chi do IPM, com vagas limitadas e atribuídas de acordo com a ordem de inscrição no sítio da instituição até ao dia 22 de Fevereiro.

Considerando que as Linhas de Desenvolvimento da Grande Baía “criam novas oportunidades para a cooperação académica em matéria de Investigação, Inovação e Ensino”, o IPM sublinha que “as múltiplas referências no documento aos Países de Língua Portuguesa, em associação com sectores prioritários de inovação em que Macau tem papel de relevo, permitem definir áreas e formas de cooperação de elevado potencial”.

“A cooperação académica Sino-Lusófona pode assim alcançar um novo patamar de excelência, no quadro do que será uma das regiões mais inovadoras e economicamente desenvolvidas do mundo nos próximos anos”, acrescentou em comunicado.

Joaquim Ramos de Carvalho foi vice-reitor da Universidade de Coimbra, entre 2011 e 2019, e tem uma vasta experiência no intercâmbio e cooperação internacional, tendo sido responsável pelo desenvolvimento das relações com a China, a Europa e os países de Língua Portuguesa na Universidade de Coimbra, onde contribuiu para a criação da Academia Sino-Lusófona, o Centro de Estudos Chineses da Academia Chinesa de Ciências Sociais e o Instituto Confúcio especializado em Medicina Tradicional Chinesa. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


 

Sem comentários:

Enviar um comentário