O ano nem terminou e o Porto
de Imbituba já tem muitos motivos para comemorar: registra crescimento de 16%
de janeiro a outubro na movimentação; teve três recordes mensais operacionais,
em junho, agosto e setembro; exportou novas cargas, como o arroz em casca e
toras de madeira; e realiza aproximadamente 17 milhões de reais em
investimentos em infraestrutura.
Até outubro, o complexo
portuário movimentou 4.5 milhões de toneladas, operação 16% superior à
registrada no mesmo período de 2017, quando passaram pelo porto 3.9 milhões de
toneladas. Nesse ritmo, o único porto da Região Sul Catarinense deve fechar
2018 com a maior movimentação de sua história, com a perspectiva de alcançar os
cinco milhões de toneladas anuais.
Estados Unidos (EUA), Chile e
Argentina são as principais origens das cargas de importação. Na exportação,
China, EUA e Holanda estão entre os destinos mais frequentes. A navegação de
longo curso (importação/exportação) apresenta 14,5% de crescimento. Ainda
melhor, a cabotagem (navegação na costa brasileira) reflete o reaquecimento da
economia nacional com aumento de 16,5% nos dez primeiros meses do ano,
comparado a 2017. Quanto aos navios, já atracaram em Imbituba 241 embarcações,
12,6% a mais que o registrado no mesmo período do ano anterior.
A operação de coque, soja,
contêineres e sal têm se destacado no Porto de Imbituba. Entre eles, o crescimento
mais expressivo foi na movimentação de sal (+68,9%) e, principalmente, de
contêineres, que apresenta aumento de 87,5% no número de TEU (unidade
equivalente a um contêiner de 20 pés), ultrapassando os 70 mil TEU – volume
histórico para o terminal.
Atendendo sua capacidade
multipropósito, o Porto de Imbituba também ampliou seu portfólio de cargas em
2018. E maio, pela 1ª vez a agroindústria de Santa Catarina exportou o arroz em
casca a granel a partir dos portos do estado. Em setembro, a exportação inédita
no Brasil de madeira de reflorestamento em navio break bulk também ocorreu a
partir de Imbituba. Ainda, voltou a ser operado no complexo portuário o gado
vivo (livestock), com o envio de três navios com destino à Turquia.
Em um mercado altamente
competitivo, a SCPar Porto de Imbituba, estatal de Santa Catarina que
administra o porto, soma investimentos na casa dos R$ 17 milhões. Destes, R$
12,7 milhões estão sendo destinados a contratos em execução e R$ 4,3 milhões
para projetos em andamento. A lista de melhorias inclui a dragagem de
manutenção; a recuperação do cais 3; a manutenção predial, mecânica e elétrica,
preventiva, corretiva e emergencial; a reforma dos tanques de granel líquido e
a demolição de edificações ociosas.
Com os bons resultados
operacionais e financeiros que o porto tem alcançado, o diretor-presidente da
SCPar, Osny Souza Filho, prospecta um cenário positivo para 2019.
"Trabalharemos para dar continuidade ao crescimento sustentável do porto,
ampliando, modernizando e tornando mais eficiente sua estrutura, de forma a
continuar atraindo novas cargas e novas linhas de navegação e a aproveitar o
reaquecimento do mercado nacional, posicionando cada vez mais o Porto de
Imbituba como agente de desenvolvimento de Santa Catarina, em especial do sul
do estado", destaca o gestor. In “SCPAR Porto de Imbituba”
- Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário