O Ministério dos Transportes e
Comunicações está a reforçar a capacidade de fiscalização, controlo das
actividades marítimas, bem como busca e salvamento, em caso de ocorrência de
acidentes marítimos. Trata-se de um lote de três embarcações flexíveis, com motor
“fora de bordo”, com potência de 2X115CV alocadas às Administrações Marítimas
de Nacala e Angoche, em Nampula e Pemba, capital de Cabo Delgado.
Avaliadas em cerca de 39
milhões de meticais, as embarcações foram adquiridas pelo Governo para
responder à necessidade de dotar as Administrações Marítimas, órgãos locais do
Instituto Nacional da Marinha (INAMAR), de meios para o reforço da segurança no
transporte de pessoas e bens na costa moçambicana.
Falando na cerimónia simbólica
de entrega das embarcações na Administração Marítima de Pemba, o Ministro dos
Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita disse que o Governo está preocupado
em garantir a segurança marítima, por isso continuará a alocar meios diversos
para que as autoridades marítimas cumpram com o seu papel de monitoria do
transporte de pessoas e bens no mar.
Respondendo à preocupação da
falta de rebocador no Porto de Pemba, Mesquita anunciou que está para breve a
alocação de um rebocador para aquele porto, para garantir manobras seguras de
atracação e desatracação de navios, particularmente os petroleiros.
“Continuamos a trabalhar para
dotar o Porto de Pemba de maior capacidade de manuseamento de cargas. Em breve,
vamos alocar um rebocador vindo do Porto da Beira, para além de estarmos a
adquirir equipamento de manuseamento de contentores e carga diversa. Instruímos
os gestores do Porto para efectuarem um trabalho profundo de marketing, junto dos
agentes económicos locais e companhias de navegação para a divulgação do
potencial instalado no Porto de Pemba, de modo a mudarem a percepção de que não
há capacidade neste porto para atender à demanda”, disse.
Mesquita observou que - da
coordenação a ser feita entre os gestores do Porto de Pemba, sector empresarial
e companhias de navegação - deve resultar no aumento de frequência de navios
para o Porto de Pemba, garantindo desse modo melhor oportunidade e
competitividade, ao invés de as exportações e importações de Cabo Delgado terem
que escalar o Porto de Nacala. In “Olá Moçambique” - Moçambique
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