O estado do Paraná vai
ganhar um novo porto privado. Com lançamento da pedra fundamental previsto para
o último trimestre de 2015, Porto Pontal deverá ser um dos terminais mais
modernos da América Latina e o primeiro do País a operar sobre trilhos.
Com investimento aproximado
de R$ 1,5 bilhão, o Terminal Portuário Porto Pontal irá ocupar um espaço de
mais de 600 mil m² – e contará com um pátio de 450 mil m², o que constitui a
maior área para depósito de contêineres do País. O mais novo terminal portuário
prevê aproximar o estado das grandes rotas mundiais de comércio. Equipado com
RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos,
tendência mundial por sua eficiência e segurança, a obra vai atender o maior
produtor e exportador de frangos do País – segundo dados do Sindicato das
Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a maio
deste ano o Paraná exportou mais de 550 mil toneladas de frangos – o novo porto
terá 5 mil tomadas reefer, essencial para abrigar contêineres refrigerados.
“Além de toda tecnologia e dos equipamentos de ponta integrados com todo o
sistema operacional, o impacto ambiental de Pontal também será menor, já que os
contêineres são a forma mais limpa, segura e eficiente de transporte”, explica
Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal.
Situado na entrada da Baía
de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o porto de Pontal fica a uma
distância de 23 quilômetros do alto-mar. Sua localização privilegiada e
estratégica para o Mercosul gera uma economia de mais de uma hora para
atracação em relação ao Porto de Paranaguá. Com cais de mil metros e três
berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado
é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.
A primeira etapa da obra do
Porto Pontal, com finalização prevista para o segundo semestre de 2017, vai
envolver a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e
possibilitar a movimentação de 700 mil Teus. Operando integralmente, sua
capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de Teus, com 56 RMG, 10
portêineres e 80 terminal tractors. “Será um grande avanço no setor portuário.
Mesmo com as dificuldades que o Brasil enfrenta, Porto Pontal simboliza a
confiança que temos no futuro do país”, garante o diretor do Porto Pontal.
O Terminal Portuário Porto
Pontal prevê ainda a geração de mais de 7 mil empregos – diretos e indiretos –
e a implantação de uma série de projetos socioambientais para trabalhadores do
porto e para a população de Pontal, como creche no terminal, programas de
gestão e educação ambiental, além de capacitação profissional. Andrezza Queiroga - Brasil in “Guia
Marítimo” - Brasil
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