O Governo Federal lançou a
nova etapa do PIL (Programa de Investimento em Logística), dando continuidade
ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do País e também
contribuindo com a estratégia de retomada do crescimento da economia. Nesta
nova etapa, estão previstos R$ 198,4 bilhões em investimentos, sendo R$ 8,5
bilhões somente em aeroportos.
Faz parte dos projetos a
anuência do governo para a concessão do aeroporto de Caldas Novas (GO),
demandando assim investimentos da ordem de R$ 650 mil. De acordo com a nova
fase do programa, o governo dará anuência, também, para a concessão ao setor
privado dos aeroportos regionais, atualmente delegados ao Estado de São Paulo:
Bragança Paulista, (previsão de investimentos de R$ 10,8 milhões), Ubatuba (R$
12,7 milhões), Itanhanhém (R$ 9,2 milhões), Jundiaí (R$ 22,6 milhões) e
Campinas-Amarais (R$ 14,6 milhões). O aeroporto de Araras, delegado ao
município, também será concedido, com previsão de investimento de R$ 7,7
milhões.
Os aeroportos e Salvador e
Fortaleza, por sua vez, serão concedidos ao setor privado, com previsão de
investimentos de R$ 3 bilhões e R$ 1,8 bilhão, respectivamente. Por fim, os
aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis serão concedidos, com previsão de
investimentos de R$ 2,5 bilhões e R$ 1,1 bilhão, respectivamente.
Simultaneamente, o modal
também ganha fôlego independentemente do PIL. A Allink Air, por exemplo, acaba
de lançar cinco serviços semanais na exportação aérea para atender melhor os
Agentes de carga, Comissárias de despacho e Despachantes Aduaneiros. Por conta
do crescimento nesse segmento, a companhia já conta com serviços regulares
saindo de Guarulhos para Miami, Frankfurt, Lima, Santiago e Cidade do México e
a expectativa é de expandir e aprimorar cada vez mais os serviços oferecidos.
Os Aeroportos de Paracatu e
Varginha, por sua vez, receberam da SEp a autorização para serem administrados
pelas prefeituras e, os termos prevêem que a gestão será municipal se dará
pelos próximos 35 anos. Nesses casos, não haverá repasse de recursos da União
para auxiliar no custeio das operações. Apesar disso, os dois terminais estão entre
os 270 que serão beneficiados por meio do Programa de Desenvolvimento da
Aviação Regional. A iniciativa prevê R$ 7,4 bilhões em investimentos.
Segundo a SAC, no caso do aeroporto de
Paracatu, a atual fase é de elaboração do projeto, que antecede a realização da
licitação. Para o aeroporto de Varginha, o atual estágio é de elaboração dos
estudos preliminares, que definem o tamanho da pista, do pátio, do terminal e
quais são os investimentos necessários.
Já a Modern Logistics, a
mais nova empresa de logística integrada do Brasil, contará com transporte
aéreo próprio, armazenagem também própria com 15 centros de distribuição e
transporte terrestre com parceiros estratégicos. O objetivo é oferecer serviços
logísticos que englobam toda a cadeia para os clientes, do embarque à entrega.
O primeiro Boeing 737-400F da companhia deve começar a voar ainda em julho e,
até o fim do ano, serão três modelos deste em operação, capazes de transportar
20 toneladas de carga cada um. Somando a isso, no próximo ano, chegarão os dois
primeiros ATR-72F e mais seis Boeing 737-400F. E até 2020 serão 36 aeronaves na
frota da Modern. Andrezza Queiroga –
Brasil in “Guia Marítimo”
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