Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Angola – Analisa segurança marítima no golfo da Guiné com a Guiné Equatorial

Simeon Esono Angue foi recebido, em audiência, pelo Presidente João Lourenço, a quem fez a entrega de uma mensagem do Chefe de Estado da Guiné Equatorial, Obiang Nguema, no quadro das consultas mútuas de alto nível entre os estadistas e o fortalecimento das relações de amizade e de cooperação.

Em declarações à imprensa, no final da audiência, Simeon Esono Angue, recebido na qualidade de enviado especial de Obiang Nguema, lembrou que os Chefes de Estado estão cientes de que a riqueza dos dois Estados está no mar.

“É preciso lutar contra a insegurança no Golfo da Guiné. Aproveitando que estamos aqui, em Angola, para participar na reunião ministerial do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, é preciso reforçar a nossa cooperação”, salientou o ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial.

A insegurança marítima, acrescentou, deve ser um aspecto fundamental para os dois países. Daí, realçou, ter merecido a atenção do Presidente João Lourenço.

O enviado especial do Presidente equato-guineense falou da necessidade de os dois Estados, que têm vários acordos de cooperação a nível sectorial, fazerem um esforço conjunto para a sua implementação.

Segundo o ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação da Guiné Equatorial, é preciso identificar outras áreas inscritas na agenda bilateral de diversificação da economia para contrariar, com alguma urgência, o actual quadro económico de Angola e da Guiné Equatorial.

“Neste momento, a nossa cooperação gira em torno da exploração de petróleo e gás, que é, até agora, a base das nossas economias. Apesar disso, e da necessidade de diversificação económica dos nossos países, temos de reforçar a cooperação neste domínio”, defendeu o chefe da diplomacia equato-guineense.

Simeon Esono Angue lembrou que “Angola e Guiné Equatorial são dois países irmãos que optam por cultivar boas relações de amizade e cooperação”. João Dias – Angola in “Novafrica”

Sem comentários:

Enviar um comentário