Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Luxemburgo – Funcionários portugueses promovem sessões de informação sobre pensões em fevereiro

Funcionários das caixas de pensões de Portugal e do Luxemburgo vão realizar sessões de informação e esclarecimento sobre pensões, entre 3 e 5 de fevereiro, no Luxemburgo.

As designadas Permanências Sociais são organizadas pela CNAP (Caisse Nationale d’Assurance Pension du Luxembourg) e pelo CNP (Centro Nacional de Pensões de Portugal) e serão asseguradas por especialistas da segurança social que darão “informações e conselhos” sobre o processamento das pensões.

Segundo nota divulgada pelas duas instituições, as Permanências Sociais estão marcadas para 3 de fevereiro (11h00-14h00 e 16h00-19h00), 4 de fevereiro (10h00-13h00 e 15h00-18h00) e 5 de fevereiro (10h00-13h00 e 15h00-18h00).

As sessões destinam-se a cidadãos portugueses que trabalham no Luxemburgo, têm carreira mista em Portugal e no Luxemburgo, mais de 50 anos e necessidade de informações ou esclarecimentos relativos aos seus direitos à pensão, adianta-se na nota.

A participação nas sessões é feita “exclusivamente por marcação” e as pessoas interessadas deverão contactar a CNAP, a partir de 6 de janeiro de 2020.

A realização de Permanências Sociais de fevereiro tinha já sido avançada, na semana passada, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, no final de uma visita ao Luxemburgo.

Na altura, Berta Nunes anunciou também o envio de uma assistente social para a embaixada de Portugal no Luxemburgo para tratar das questões sociais, incluindo pensões.

“O objetivo é evitar que se acumulem novamente [pedidos de] pensões, bem como responder de forma célere e eficazmente a todas as necessidades”, sociais, disse.

Face às dificuldades dos emigrantes no Luxemburgo em obterem os formulários necessários para submeter os pedidos de pensão de reforma, o Governo decidiu organizar permanências sociais para ajudar no processo, tendo-se já realizado sessões semelhantes em abril. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário