Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 7 de dezembro de 2019

Angola - Estudantes investigam na Torre do Tombo em Lisboa colaboradores da PIDE


Já descobriram alguns que são membros dos partidos da independência. Brevemente vão apresentar a lista com nomes sonantes da nossa praça política



Afinal a luta pela independência de Angola não foi isenta da influência perniciosa da polícia política portuguesa, vulgo PIDE. Nos seus arquivos, localizados na Torre do Tombo, em Lisboa, um grupo de estudantes angolanos efectua a análise e recolha de documentos para um trabalho sobre o processo de luta de libertação nacional.

Na consulta efectuada constam elementos  e técnicas de recolha de informações que permitiram à polícia secreta portuguesa, infiltrar agentes e controlar as movimentações das organizações políticas angolanas.

Segundo os mesmos há um conjunto de informações que dão conta do envolvimento de conhecidas figuras angolanas, algumas delas ainda no activo dos três partidos que participaram na luta de libertação do país.

Brevemente prometem organizar as informações numa obra que sintetiza a história da luta de libertação nacional. In “Novafrica” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário