Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Brasil - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ajuda a descontaminar maior área de lixo a céu aberto na América Latina



A elaboração de um diagnóstico de contaminação e de proposta de remediação do que foi o maior lixão a céu aberto da América Latina é uma das ações do Projeto CITinova.

O acúmulo de resíduos no Lixão da Estrutural em Brasília, durante o período de 50 a 60 anos em que esteve em operação, prejudicou as fontes hídricas que convergem para o Lago Paranoá.

Estudo

No total, foram cerca de 40 milhões de toneladas despejadas no local, em processo de deposição irregular de rejeitos em área de 200 hectares localizada na divisa com o Parque Nacional de Brasília.

O projeto foi lançado em novembro pela Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, parceira do CITinova. O projeto é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

O estudo será conduzido pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos com especialistas da Universidade de Brasília e supervisão da Sema. O prazo de execução é de 12 meses e o orçamento de R$ 1,3 milhão.

Os dados obtidos com a pesquisa darão base ao Projeto de Recuperação da Área Degradada, Prad, de responsabilidade do Brasília Ambiental.

Remediação

Os trabalhos terão dois enfoques, que envolvem o diagnóstico e os testes-pilotos para a apresentação de propostas ao governo e tecnologias mais adequadas para o controle da contaminação e remediação dos danos causados.

As ações incluirão, por exemplo, o plantio de espécies nativas e exóticas que possam reter metais identificados no solo. ONU News – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário