Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Cabo Verde - Jovem nomeado Embaixador da Paz promete trabalhar na construção de um “mundo unido”

Cidade da Praia – O estudante universitário Alector Timas mostrou-se feliz com a nomeação como Jovem Embaixador da Paz e prometeu trabalhar na construção de um “mundo unido”, através das boas práticas dos Líderes e Embaixadores da Paz.

Segundo informou, recentemente participou no primeiro congresso internacional de formação para jovens líderes embaixadores de paz, que decorreu em Madrid, Espanha, tendo realçado que a sua nomeação foi feita no último dia do congresso, pelo Círculo Internacional de Embaixadores da Paz, da Suíça e França.

Durante o evento, conforme avançou, foram abordadas várias temáticas, como “A paz dentro de mim”, a “paz com quem vivo”, a “paz com o mundo”; participei em diversas oficinas com jovens de todo o mundo onde experimentei como é possível viver a Paz com os outros, começando por mim.

Uma oportunidade, prosseguiu, que lhe permitiu aprender diversas metodologias para dialogar, conhecer outras culturas e outras formas de agir/actuar, sempre em prol da Paz, ajuntando que os diferentes testemunhos dos líderes presentes no congresso foram muito importantes.

“Foi um momento muito importante para mim, não pelo título em si, mas pela oportunidade que tenho de poder mudar o mundo, um desejo que sinto desde pequeno. Pode parecer uma utopia, mas sei que só com o amor, raiz da Paz, é possível”, declarou, realçando que após esta nomeação será capaz de continuar a trabalhar na certeza de que o mundo unido será uma realidade.

Uma realidade, conforme revelou Alector Timas, será conseguida colocando na prática as dez boas práticas dos Líderes e Embaixadores da Paz.

As referidas boas práticas sugerem que os líderes devem ver todos como candidatos à paz, acolher a diversidade, estar pronto para gestos de reconciliação, estar ao serviço dos outros, acolher e trabalhar para aqueles que ninguém considera, os marginalizados, os chamados “mais pobres” da sociedade.

Sugere ainda que os mesmos devem acompanhar aqueles que têm dificuldades, empenhar-me em fazer uma pausa diária, viver e partilhar estratégias, apoiar acções e projectos de paz e juntar-se à rede dos construtores de paz.

Para além de honrar e promover o trabalho de homens e mulheres em prol da paz, quer a nível global, nacional e individual, os embaixadores podem participar, criar ou ajudar na criação de acções que conduzem ao caminho da paz.

Criam ainda uma ligação entre todas as associações e organizações que trabalham pela paz a nível nacional e internacional.

O Círculo Universal dos Embaixadores da Paz nasceu em 3 de Agosto de 2004 em Ambilly (França) e tem como objectivo “honrar e promover” o trabalho de homens e mulheres de todos os países que trabalham pela paz, no global, nacional e individual.

Em 2015 criou-se esta categoria de Jovens Embaixadores da Paz, mas é a primeira vez que Cabo Verde é distinguido. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário