Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Brasil – Por votação brasileiros batizam estrela e planeta de Tupi e Guarani



Batismo de exomundos

Tupi e Guarani são os nomes escolhidos pelos brasileiros para batizar uma estrela e seu planeta, respectivamente.

O batismo do sistema é resultado da campanha Nomeie Exomundos, que marcou as celebrações dos 100 anos da União Astronômica Internacional. A população de cada país pôde votar em nomes para diferentes sistemas, antes só conhecidos por suas siglas de catálogo.

Antes da seleção, a estrela só era conhecida como HD 23079 e seu planeta como HD 23079B. O sistema planetário está na constelação do Retículo.

No Brasil, uma comissão de astrônomos selecionou 14 pares de nomes populares da cultura nacional. Entre as opções estavam: Arara e Sabiá; Caipora e Curupira; Capitu e Bentinho; Dandara e Zumbi; Iara e Saci e os vencedores: Guarani e Tupi.

De acordo com a Sociedade Astronômica Brasileira, o público pôde participar de todo o processo, desde a seleção dos pares de nomes até a votação.

No Brasil, foram propostos 977 nomes e dados 7.060 votos. Guarani e Tupi, que representam nomes de tribos e etnias indígenas, receberam 15% do total.

Segundo a União Astronômica Internacional, 110 países participaram da campanha e puderam escolher os nomes de 100 planetas e suas estrelas, mobilizando quase 780 mil pessoas em todo o mundo.

Estrelas e planetas com nomes sul-americanos

A população da Argentina nomeou a estrela HD 48265 como Nosaxa, que significa primavera na linguagem Moqoit, e o planeta como Naqaya, um termo também em Moqoit que chama a todos de irmãos, sejam indígenas ou não.

A população da Bolívia nomeou a estrela HD 63765 como Tapecue, que significa caminho eterno em Guarani e representa a Via Láctea, através da qual os primeiros habitantes da Terra chegaram e para onde poderão retornar, e o planeta como Yvaga, paraíso em Guarani.

A população do Chile nomeou a estrela HD 164604 como Pincoya, o espírito da água na mitologia chilena, e o planeta como Caleuche, um navio mitológico que singra os mares ao redor da ilha de Chiloé durante a noite.

A população da Colômbia nomeou a estrela HD 93083 como Macondo, a vila mítica de 100 Anos de Solidão, e o planeta como Melquíades, um personagem do mesmo romance de Gabriel Garcia Marquez.

A população do Equador nomeou a estrela HD 6434 como Nenque, que significa Sol na língua Waorani, e o planeta como Eyeke, que significa próximo no mesmo idioma, porque o exoplaneta está muito próximo de sua estrela.

A população do Paraguai nomeou a estrela HD 108147 como Tupã, um dos quatro deuses principais da cosmogonia Guarani, e o planeta como Tume Arandu, filho de Rupavê e Sypavê, o homem e a mulher pais do Universo, respectivamente. Tume Arandu é conhecido como o deus da sabedoria no folclore paraguaio.

A população do Uruguai nomeou a estrela HD 63454 como Ceibo, a árvore nacional do país, e o planeta como Ibirapitá, outra árvore, também conhecida como Árvore de Artigas, o herói nacional do país. In “Inovação Tecnológica” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário