Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Estados Unidos da América - Na vanguarda da Inteligência Artificial também está um português



O português Fernando Pereira é uma referência mundial no campo da Inteligência Artificial (IA). Emigrado na Califórnia, é um dos executivos de topo da Google.

Nascido em Lisboa, Fernando Pereira licenciou-se em Matemática, na Faculdade de Ciências de Lisboa, onde concluiu a licenciatura. Doutorou-se em IA na Universidade de Edimburgo, na Escócia, em 1982.

Fernando Pereira saiu de Portugal há mais de quarenta anos. Desde 2008 que trabalha na sede da Google em Sillicon Valley, o epicentro da inovação tecnológica. A importância de Fernando Pereira dentro da Google leva-o a coordenar investigadores nos EUA, Canadá, Japão, França e Suíça.

O trabalho do português centra-se no melhoramento de YouTube e Google Assistant, e Google Translate. O especialista lidera a criação de algoritmos e modelos estatísticos.

Em entrevista ao DN definiu-se como um “otimista relativamente à IA. Refutando os cenários de homem contra máquina da ficção científica. “Na verdade estes sistemas são extremamente limitados no que podem fazer e são programados com grandes restrições naquilo que lhes é permitido fazer”, afirma. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo

Sem comentários:

Enviar um comentário