Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Casamansa - Os Estados Unidos da América procuram encontrar uma solução para a crise com o Senegal

Uma delegação americana de alto nível composta por dois diplomatas mandatados pelo embaixador dos Estados Unidos em Dakar Tulinabo Salama Mushingi e sob a orientação do presidente americano Donald Trump, permaneceu de 4 a 5 de dezembro de 2019 em Ziguinchor, capital da Casamansa.

Numa lógica inclusiva de entender a situação de crise entre o Senegal e a Casamansa, os diplomatas reuniram-se com os órgãos do Movimento das Forças Democráticas da Casamansa (MFDC) na sede de Mangoukouro em Ziguinchor e com uma das células do movimento de independência em Bignona .

Esta visita a Mangoukouro corresponde à cerimónia do quadragésimo dia da morte pelo assassinato de Abdou Elinkine Diatta, ex-autoproclamado Secretário-geral.

Receberam também, num hotel em Ziguinchor, um grupo de mulheres que afirmam pertencer à "Plataforma das Mulheres" e seis ex- "milicianos de Diakaye" que afirmam ser um Comité Provisório criado por Robert Sagna.

O objetivo destas reuniões para a delegação americana é encontrar soluções para a cessação das hostilidades entre o Senegal e a Casamansa e iniciar um processo de paz real após 37 anos de conflito.

Desde a sua criação em 1947, o MFDC vem lutando pela independência da Casamansa. Samsidine Badji – Casamansa in “Journal du Pays”

Sem comentários:

Enviar um comentário