Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Macau - Selecção de Sub-13 participa no Mundialito de Hóquei em Patins na Argentina



A cidade argentina de San Juan, conhecida pela dedicação ao hóquei em patins e onde já se realizaram campeonatos do mundo de seniores, volta a organizar um autêntico festival da modalidade, denominado Mundialito.

Macau participa pela primeira vez. “Temos bastante prestígio na modalidade e assim foi mais fácil assegurar a nossa presença na competição, ainda por cima porque estive lá no ano passado, por ocasião da Taça Intercontinental, e combinei a nossa deslocação com os dirigentes argentinos”, explicou António Aguiar, presidente da Associação de Patinagem e membro do Comité Internacional de Hóquei em Patins.

Esta é uma prova por convites, sem apoio oficial do governo de Macau, por isso, são os próprios pais a suportar a viagem dos atletas, assim como a Associação paga para os treinadores e dirigentes. “O Governo de San Juan disponibilizou-se para oferecer a estadia e a alimentação, muito porque também fui granjeando amizades e contactos no mundo do hóquei em patins”, disse Aguiar, frisando que “os miúdos estão bastante entusiasmados, assim como os pais e até a própria organização, que conta pela primeira vez com uma equipa do continente asiático”.

O Mundialito, que decorre até ao dia 14, conta com 68 formações, a maioria da Argentina, mas também do Chile, Colômbia, Brasil, Espanha e Itália, para além de Macau.

A comitiva da RAEM, que integra 12 jogadores, seguiu viagem com os dirigentes Manuel da Luz e Sónia Silva e demorou quase dois dias a chegar a San Juan. “A deslocação é bastante cansativa, com ligações entre Hong Kong, Dubai, Rio de Janeiro, Buenos Aires, San Juan”.

O técnico Helder Ricardo, que também é actualmente o responsável pela selecção principal (acumulando com a posição de jogador), tendo sucedido a Alberto Lisboa, foi mais cedo para San Juan, para participar numa acção de formação destinada a treinadores.

Ao contrário do que se possa pensar, pelo facto do hóquei em patins ter tido através dos tempos uma ligação forte à comunidade portuguesa, a selecção Sub-13 só apresenta dois jogadores lusos. “De resto são chineses, fruto já da aposta que fizemos, há cerca de quatro anos, na captação de jovens junto das escolas chinesas”, sublinhou António Aguiar.

A Associação tem escolas de patinagem a evoluir no Pavilhão do Colégio D. Bosco, de onde saíram os atletas desta selecção, que tem uma média de idades de 10 anos e dois com apenas nove.

“Temos cerca de 55 a patinar nas nossas escolas e já perto de 40 capazes de praticar hóquei em patins, todos eles provenientes das actividades de férias, em Julho e Agosto. Eles entusiasmam-se com a patinagem e nós captamos alguns para darem continuidade e entrarem nas nossas escolas. Primeiro têm de aprender a patinar e cerca de dois anos depois estão a jogar. Esta selecção de Sub-13 tem cerca de três anos de experiência, por isso, está apta a entrar em competição”, destacou o dirigente, há vários anos na modalidade.

“Mais três ou quatro anos e vários destes miúdos estão em condições de irem rendendo aos poucos a velha guarda, ou seja, os jogadores mais velhos que ainda se encontram na selecção. Espero que os actuais elementos se possam aguentar mais algum tempo, para que não haja um hiato e seja possível a equipa principal continuar a participar nas competições internacionais. Há já dois jovens de 14 anos que estão a treinar com os seniores, procurando evoluir. Temos na verdade bastante matéria prima e por isso podemos dizer que o futuro do hóquei em patins está assegurado”.

No que respeita à formação principal da RAEM, a próxima grande prova é o Campeonato da Ásia e Oceânia, em Outubro de 2020, na província de Hebei, onde tentará reconquistar o título, perdido em 2018 para a Austrália. Vitor Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário