Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Itália - Obra de Joana Vasconcelos em destaque na cidade de Roma

A artista portuguesa Joana Vasconcelos expõe mais um dos seus trabalhos, a partir de 18 de janeiro, numa nova exposição em Roma que estará patente no PM23, situado na Piazza Mignanelli 23, no coração da capital italiana


“Potência, velocidade, desejo. DRAG RACE por Joana Vasconcelos no Ara Pacis. Uma visão barroca em diálogo com o mosaico permanente de Mimmo Paladino, onde a arte contemporânea encontra símbolos antigos. VENUS. Valentino Garavani através dos olhos de Joana Vasconcelos”, lê-se numa publicação partilhada esta sexta-feira nas redes sociais da artista.

A mostra propõe um diálogo entre o universo criativo de Joana Vasconcelos e o legado estético de Valentino Garavani. Na obra “Drag Race” há um encontro entre a arte contemporânea e símbolos ancestrais. Joana Vasconcelos cruza linguagens, materiais e referências históricas, criando uma narrativa visual onde o passado e o presente se interligam.

De acordo com o sítio Fashion Press “o icónico carro desportivo transformado em objeto ritualístico com penas, estuque e materiais codificados como “femininos” convida à reflexão sobre identidade, poder e representação, demonstrando como os símbolos que conduzimos são, muitas vezes, mais poderosos do que imaginamos”.



“Atribuindo matéria palpável ao luxo que constitui a expressão própria sem restrições, Joana Vasconcelos deu vida nova a um Porsche 911 Targa Carrera. Partindo da opulência do Barroco e das curvas generosas da talha dourada, a pesquisa da artista plástica levou-a ao Mosteiro de Tibães, em Braga, expoente máximo dos motivos marinhos na talha dourada em Portugal e ao triunfal espécime dos Oceanos que integra a coleção do Museu dos Coches em Lisboa. Na concretização do projeto recorreu aos artesãos da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva – do tratamento da madeira ao douramento, passando pela cinzelagem e gravação – para criar uma obra única no mundo que também é uma celebração da perícia manual. Mesmo sem sair do lugar, figuras angelicais e plumas sensuais conferem à peça a ilusão de voo proporcionada pela velocidade, convidando a uma viagem ao charme do can-can parisiense e estabelecendo a ligação às drag races dos Estados Unidos da América a que a artista foi buscar o título.”, lê-se no sítio da artista.

“A atenção aos detalhes, a exuberância e o sentido de humor – que julgo estar presente em quase tudo o que faz – tornam esta obra preponderante no percurso de Vasconcelos. Julgo que se fará, facilmente, uma das mais requisitadas para qualquer antológica.”, escreveu Valter Hugo Mãe sobre a referida obra.

A exposição “VENUS” foi criada em colaboração com a Câmara Municipal de Roma, o Departamento de Cultura de Roma Capitale, a Superintendência Capitolina do Património Cultural e a Superintendência Especial de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Roma.

Reconhecida internacionalmente, Joana Vasconcelos continua a afirmar-se como uma das mais relevantes artistas portuguesas da atualidade, com exposições em alguns dos mais prestigiados museus e instituições culturais do mundo. In “Bom dia Europa” - Luxemburgo



Sem comentários:

Enviar um comentário