Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Portugal – Universidade do Porto cria jogo educativo para prevenir uso de tabaco entre jovens

Jogo a desenvolver no âmbito do projeto europeu WellME, liderado pelo ICBAS, deverá estar disponível durante este ano


A Universidade do Porto, através do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), é a instituição coordenadora do projeto europeu WellME – A gamified journey in adolescent health education for vape and tobacco-free living, que tem como objetivo a prevenção do uso de cigarros eletrónicos (vaping) e de tabaco entre adolescentes, através do desenvolvimento de um jogo digital educativo, entre outros recursos inovadores de literacia em saúde.

Financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação (KA220-YOU – Parcerias de Cooperação em Juventude), com um orçamento total de 250 mil euros, o WellME pretende “combinar evidência científica, tecnologia interativa e metodologias de ludificação para tornar a educação para a saúde mais próxima da realidade e dos interesses dos jovens europeus”.

Além da U.Porto, o consórcio integra organizações de vários países europeus, com experiência em educação em saúde, tecnologias digitais, STEM e trabalho com jovens, o que, segundo a coordenação do projeto, “assegura uma abordagem multidisciplinar e inclusiva à promoção de estilos de vida livres de cigarros eletrónicos e de tabaco”.

Os vários parceiros do WellME estiveram reunidos, no passado dia 27 de novembro, na Reitoria da Universidade do Porto. Na ocasião, foram revistos os conteúdos do manual de educação para a saúde na era digital e os primeiros textos do guia de boas práticas para a utilização de jogos e de ludificação em contextos educativos. A equipa analisou ainda cinco tipos potenciais de jogos digitais, que servirão de base ao desenvolvimento do produto final.

“Esta reunião permitiu alinhar expectativas entre todos os parceiros e garantir que o jogo digital e os materiais educativos que estamos a desenvolver serão, ao mesmo tempo, cientificamente rigorosos, apelativos do ponto de vista gráfico e verdadeiramente relevantes para os jovens”, sublinha Paula Silva, docente do ICBAS e investigadora principal do WellME.

O próximo passo do projeto será a realização, já em janeiro, de grupos focais com jovens em todos os países parceiros (Portugal, Eslovénia, França, Sérvia e Hungria), com o objetivo de recolher opiniões e preferências sobre o formato do jogo. Estes contributos serão fundamentais para a decisão sobre o modelo final do jogo digital, cuja publicação está prevista para este ano de 2026. Universidade do Porto - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário