Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Macau - Mostra de vinhos portugueses e chineses junta “Douro Boys” e “Ningxia Girls”

Uma mostra de vinhos de qualidade chineses e portugueses vai decorrer nos próximos dias 10 e 11 no Wynn Palace. O evento, que reúne pela primeira vez os produtores “Douro Boys” e “Ningxia Girls” integra ainda um fórum, duas “masterclasses”, um jantar de gala e uma sessão de degustação



“Mistura Intoxicante de Culturas Vinícolas Únicas” é o título de um evento que visa promover a qualidade, em conjunto, dos vinhos chineses e portugueses, através de uma mostra dos produtores “Douro Boys” e “Ningxia Girls”. A iniciativa terá lugar no Wynn Palace nos próximos dias 10 e 11, sexta-feira e sábado.

Esta colaboração reúne pela primeira vez na história aqueles dois grupos de produção vinícola, com um programa que incluirá também um fórum, “masterclasses”, jantar de gala e degustação a pé.

A Wynn Macau salienta que ao facilitar esta parceria, reforça o seu “papel na ligação entre Macau e Portugal”. A iniciativa desenvolve a cooperação entre as adegas chinesas e portuguesas, ao mesmo tempo que “dá a conhecer o potencial dos vinhos da China a um público mais vasto”.

No fórum, que terá lugar no dia 10, entre as 14:00 e as 15:30 nas Salas Lótus e Tulipa do Wynn Palace, participarão, por parte da “Douro Boys”, José Teles Dias da Silva – proprietário da Niepoort, Tomas Guedes de Almeida Holtreman Roquette, proprietário da Quinta do Crasto, João Roquette Alvares Ribeiro, representante da Quinta do Vallado, Francisco de Olazabal Almeida, proprietário da Quinta do Vale Meão, e Cristiano José Seabra Van Zeller, proprietário da Van Zellers &Co.

Do lado da “Ningxia Girls”, estarão Lily Zhang, proprietária da Fei Tswei, Fang Wang, proprietária da Kanaan Winery, e Jing Zhang, enólogo da Helan Qingxue Winery. O seminário incluirá sessões de perguntas e respostas centradas nas características distintivas de cada região vinícola e nas técnicas de vinificação.

Na primeira “masterclass” de mistura de vinhos de Macau, organizada por representantes de adegas chinesas e portuguesas de renome, agendada para o mesmo dia 10, entre as 16:00 e as 17:30, nas Salas Jasmine e Orchid, os professores discutirão as características das castas misturadas e as técnicas de mistura. Guiarão também os participantes através de uma sessão interactiva para criarem a sua própria mistura única, utilizando selecções chinesas e portuguesas, podendo o seu vinho final personalizado ser oferecido como recordação.

Quanto à outra masterclass, esta de técnicas de vinificação e desenvolvimento, a cargo de David Xing e Tiago Macena, terá por palco as Salas Lótus e Tulipa, no dia 11 de Janeiro, entre as 14:00 e as 15:30. A sessão irá esclarecer a produção de vinho nas regiões de Ningxia e do Douro.

Sendo um dos protagonistas da próxima geração de “Master of Wine” na China e o mais jovem da Ásia a receber este prestigiado título, David Xing não só é um dos principais educadores de vinhos, como também participa regularmente como juiz em concursos internacionais.

Tiago Macena é um dos enólogos mais experientes de Portugal, sendo igualmente “sommelier”, colunista e um dedicado professor de vinhos. Segundo a Wynn, esta “masterclass” marcará a primeira ocasião em que estes dois mestres se juntam e partilham as respectivas técnicas de vinificação.

Fundado há duas décadas, o Douro Boys é um grupo de cinco produtores de vinho do Vale do Douro, Portugal, que inclui a Quinta do Vallado, Niepoort, Quinta do Crasto, Van Zellers &Co. e Quinta do Vale Meão. Já as Ningxia Girls incluem as adegas Fei Tswei, vencedora do prémio de melhor vinho da China nos “Wynn Signature Chinese Wine Awards”, Helan Qingxue Winery e Kanaan Winery.

Também no sábado, nas Salas Jasmine e Orchid, vai realizar-se uma sessão de degustação, entre as 15:30 e as 17:00. A prova de vinhos reunirá cerca de 25 marcas chinesas e portuguesas de topo.

Duas horas depois da degustação, terá lugar um Jantar de Gala, no Grand Theater, onde o chef Tam Kwok Fung, do restaurante “Seasons at Wynn”, premiado com uma estrela Michelin, apresentará uma série de iguarias cantonesas e portuguesas criadas para complementar as variedades de vinhos da Ningxia e do Vale do Douro. O preço de entrada é de 1888 patacas, incluindo harmonização de vinhos. Vítor Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”


Sem comentários:

Enviar um comentário