Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Timor-Leste - Mais de 70 mil timorenses já fizeram novo cartão eleitoral com dados biométricos

Mais de 70 mil timorenses já fizeram o novo cartão eleitoral com dados biométricos, disse a diretora da gestão de base de dados e recenseamento eleitoral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) de Timor-Leste. “Do total de 925.018 eleitores, 72.255 já atualizaram o cartão eleitoral para o de dados biométricos. Faltam 852.763”, disse Túlia Onorina.



Timor-Leste iniciou em julho de 2024 a emissão de novos cartões eleitorais com dados biométricos, mais seguros dos que os atualmente utilizados, aproveitando para fazer uma actualização aos cadernos eleitorais.

Túlia Onorina explicou à Lusa que nas últimas eleições realizadas no país a taxa de abstenção aumentou e aproveitou-se a emissão dos novos cartões eleitorais para fazer uma atualização ao recenseamento eleitoral. “Foram também recenseados novos 6791 eleitores, que já vão ter o novo cartão”, disse.

A responsável disse que a atualização do recenseamento eleitoral está também relacionada com a previsão de realização de eleições autárquicas a partir de 2027, porque, explicou, o número de representantes das assembleias municipais depende do número de eleitores de cada município.

O Conselho de Ministros aprovou a semana passada a “Estratégia de Descentralização Administrativa e de Instalação dos Órgãos Representativos do Poder Local 2025-2028”.

A resolução estabelece planos anuais, para este ano e até 2028, que “incluem a instalação de serviços de Balcão Único em todo o território nacional [timorense], o fortalecimento institucional das autoridades municipais, a regulamentação das leis relacionadas com o poder local e a actualização da base de dados do recenseamento eleitoral”.

Os novos cartões eleitorais podem ser feitos no STAE em Díli e nos escritórios daquele secretariado nos restantes municípios. In “Ponto Final” – Macau com “Lusa”


Sem comentários:

Enviar um comentário