Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 18 de janeiro de 2025

Moçambique - Família de Malangatana pede ajuda para lançar um projecto para honrar o ícone da arte moçambicana

A família do Malangatana anunciou um ousado projecto para imortalizar o legado de um dos maiores artistas de Moçambique. Em 2026, ano que marcará o 90º aniversário de Malangatana Valente Ngwenya, será inaugurado o Centro de Interpretação Digital Malangatana, em Matalana, sua terra natal.



O espaço reunirá obras, arquivos e materiais históricos em formato digital, oferecendo acesso global ao vasto legado artístico do pintor, escultor, poeta e activista que marcou profundamente a cultura moçambicana e a arte africana contemporânea.

O anúncio foi feito por Mutxhini Ngwenya, filho do artista, que já iniciou a colecta do acervo que comporá o centro. Ele destacou que a iniciativa procura preservar e expandir o alcance do impacto cultural de Malangatana. “Esperamos que cidadãos de qualquer parte do mundo possam mergulhar na grandiosidade da sua obra e história”, afirmou.

A família também fez um apelo ao público e a entidades culturais para apoiar a realização do projeto, fundamental para perpetuar a memória de Malangatana, cujo talento é reconhecido em múltiplas linguagens artísticas, desde pintura, cerâmica e escultura até poesia, música e teatro.

Um Legado de Inspiração Malangatana, que começou a sua trajectória como apanha-bolas, foi incentivado ao desenho e à pintura por figuras como Augusto Cabral e Pancho Miranda Guedes. Ele realizou a sua primeira exposição em 1959 e tornou-se um nome celebrado em exposições nacionais e internacionais após a independência de Moçambique.

Além de sua carreira artística, ele desempenhou papéis políticos como deputado da Frelimo e recebeu inúmeras honrarias, como a medalha Nachingwea, o título de “Artista pela Paz” da UNESCO, e o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora.

O centro promete ser um marco na preservação da arte e da história cultural de Moçambique, celebrando a vida de um homem que foi, e continua sendo, um símbolo da resistência, da criatividade e da humanidade.

A família reforça o convite para que todos participem desta jornada histórica, garantindo que o espírito de Malangatana continue a inspirar gerações. In “Moz Entretenimento” - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário