A Refinaria de Cabinda, que dispõe de uma capacidade para processar 60 mil barris de petróleo, vai dar início às operações no mês de Junho
A informação foi prestada, na Refinaria de Cabinda, no fim-de-semana, ao ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, durante a visita de avaliação ao cumprimento dos prazos da execução das obras.
A execução física das obras do empreendimento, cuja fase de testes de comissionamento e validação dos sistemas de equipamentos integrados começou em Novembro de 2024, estão na ordem dos 72,5 por cento.
A delegação ministerial recebeu explicações que o empreendimento considerado de um dos projectos estratégicos do Estado angolano para assegurar o crescimento económico da indústria petrolífera angolana vai começar a fazer recepção do crude no mês de Março.
Neste momento, o projecto encontra-se em fase de conclusão da montagem mecânica dos tanques de armazenamento de crude e de combate ao incêndio, arruamentos, tubulação e a realização dos trabalhos eléctricos e instrumentação. A área de processamento do projecto está a 100 por cento concluída.
Primeira fase
A implementação da primeira fase de construção da Refinaria de Cabinda prevê, entre outros, a edificação de uma unidade de destilação de petróleo bruto com capacidade para 30 mil barris de petróleo por dia.
A referida unidade tem a especificidade de não queimar gás, sendo uma das primeiras em África com essa característica.
Entre a construção, montagem e a operacionalização da refinaria vão ser criados mais de três mil postos de trabalho, dos quais mais de 50 por cento destinados à população de Cabinda.
Actualmente já foram criados mais de dois mil postos de trabalho directos e indirectos, dos quais 93 por cento são quadros angolanos, sendo 83 por cento da província de Cabinda.
Neste momento decorrem os testes que conduzirão ao recrutamento dos primeiros quadros que vão trabalhar directamente na operacionalização dos equipamentos da infra-estrutura. António Soares – Angola in “Jornal de Angola”
Sem comentários:
Enviar um comentário