A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) lançou o processo de mapeamento dos escritores portugueses que escrevem em português e a residir fora de Portugal, num projeto coordenado por Sara Novais Nogueira, mestre em Línguas, Literaturas e Civilizações Lusófonas e também diretora cultural da delegação da AILD em França.
A AILD tem vindo a desenvolver ações e atividades junto das Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, “em prol da promoção da língua e cultura portuguesa”, como é disso exemplo o recente concurso literário “As minhas férias em…”, ou o projeto “Literanto” em França ou ainda o “Portuguese in Translation Book” no Reino Unido.
Sara Novais Nogueira “tem vindo a desenvolver e coordenar o projeto extraordinário de enorme sucesso Literanto” diz uma nota da associação enviada ao LusoJornal. Literanto “é um projeto de desenvolvimento e cooperação cultural, linguístico, civilizacional e artístico – lusófono, que pretende, acima de tudo, desenvolver a língua portuguesa através das artes – para portugueses, lusodescendentes e para quem quiser aprender o português e conhecer mais sobre a língua, a cultura e as civilizações lusófonas e os seus artistas” diz a nota de imprensa assinada por José Governo, Diretor executivo da associação. “Pretende reforçar a importância da educação da língua portuguesa desde a primeira infância e a riqueza literária que esta contém devido à sua multiplicidade cultural e civilizacional, assim bem como divulgar e promover a língua, a leitura e a literatura lusófona em França e, acima de tudo, a do público infantojuvenil, através das múltiplas artes”.
O mapeamento dos autores/escritores lusófonos a residirem fora do seu país de origem, irá ter início em França e depois vai estender-se a outras geografias do mundo onde residem comunidades portuguesas, “com o objetivo de os valorizar, de saber quem são e quantos são, e posteriormente dar corpo a um projeto do nosso plano de atividades para 2025, que é a realização da Feira do Livro e do Autor – Autores de língua portuguesa pelo mundo, que se realizará em Portugal em parceria com um município em território português e com quem estamos já em contacto”.
Os autores/escritores lusófonos interessados serão contactados ou poderão registar-se livre e diretamente AQUI que permitirá o acesso a um formulário que deverá ser preenchido e submetido pelo próprio. In “LusoJornal” - França
Sem comentários:
Enviar um comentário