Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Angola - Projecto “Ler é crescer” cria hábitos de leitura

O impacto sociocultural do projecto “Ler é crescer” tem transformado a rotina e impactado, positivamente, no aumento de conhecimento, sobretudo, da juventude na província do Bengo, por via da criação de bibliotecas comunitárias



O projecto idealizado e liderado pelo bibliotecário e empreendedor cultural Sadrac António, visa promover a leitura e o acesso ao conhecimento em zonas com recursos limitados, capacitando crianças, jovens e adultos a ampliar horizontes por meio da educação.

Por essa razão, o empreendedor cultural foi uma das 50 figuras juvenis mais influentes de Angola em 2024, ao ser distinguido no Prémio Nacional Jovens do Musseque, em Dezembro do ano passado, na categoria sociedade.

Além do projecto “Ler é Crescer”, o contributo que Sadrac António tem prestado no domínio da comunicação social, através do Portal Diário do Bengo (DBO), também contribuiu para a premiação.

O projecto tem como público-alvo técnicos das áreas de Comunicação Institucional das administrações municipais, gabinetes provinciais, repartições municipais, empresas, organizações sociais, aspirantes em jornalismo, comunicadores e criadores de conteúdos digitais de comunicação social comunitária e todo público interessado.

De acordo com Sadrac António, nos dias de hoje é cada vez evidente o poder da informação para o engrandecimento de uma organização. Uma instituição, explicou, seja pública ou privada, precisa investir nos melhores conteúdos para ajudar a levar às comunidades temáticas que permitam aumentar o interesse da juventude sobre a importância da preservação das tradições e valorização do conteúdo local.

“Acreditamos que a leitura é uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal e colectivo”, realçou. O interlocutor adiantou que o reconhecimento a nível nacional é fruto do trabalho que realiza nas comunidades e serve como um estímulo. Alfredo Ferreira – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário