O poeta e declamador moçambicano Tchaka Waka Bantu lançou, recentemente, “Xawani, Carta para Eduardo Mondlane”, uma poderosa reflexão sobre os desafios que Moçambique enfrenta desde a independência.
Em pouco tempo, a obra, apresentada em forma de declamação e acompanhada de um vídeo, viralizou nas redes sociais, alcançando mais de 30 mil visualizações apenas na página do Facebook da Moz Entretenimento.
Na “carta“, Tchaka Waka Bantu aborda a crise social e política que o país atravessa, incluindo os assassinatos de figuras como Elvino Dias e Paulo Guambe. O poeta utiliza a narrativa para questionar o rumo da nação, sugerindo que Eduardo Mondlane, primeiro presidente do partido Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), não reconheceria o país se o visse hoje.
Entretanto, o impacto da obra gerou repercussões negativas para o autor. Em nota enviada à Moz Entretenimento, Tchaka Waka Bantu revelou estar sob ameaças e intimidações. Segundo ele, as retaliações não se limitam a “Xawani, Carta para Eduardo Mondlane”, mas também a outro vídeo, intitulado “Ndzidlayani”, onde denuncia acções violentas da polícia contra manifestantes nos últimos meses.
“Estou sob ameaças e intimidações após ter publicado um vídeo profissional, ‘Xawani, Carta para Eduardo Mondlane’. Isso também se deve a um outro vídeo amador, ‘Ndzidlayani’, que denuncia atitudes desumanas perpetuadas pela polícia”, afirmou o poeta.
Apesar das intimidações, Tchaka reafirmou o seu compromisso com a luta pela justiça através da sua arte. “Caso algo me aconteça, saibam que o empenho na luta árdua pela vitória do homem, por meio desta arma nobre chamada cultura, terá acabado pelas balas. Contudo, o desejo de continuar lutando não deixa nunca acabar em vocês. Estamos em tempos maus!”, declarou.
A obra de Tchaka Waka Bantu reacendeu debates importantes na sociedade moçambicana, ao mesmo tempo que expõe os riscos enfrentados por artistas e activistas que utilizam as suas vozes para denunciar injustiças. Ernesto Mabjaia – Moçambique in “Moz Entretenimento”
Sem comentários:
Enviar um comentário