Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Itália - Arqueólogos de Pompeia encontram complexo de spa privado 'único num século' ao lado de salão de banquetes

A descoberta extraordinária revela como as casas da elite romana eram muito mais do que apenas residências particulares: eram grandes palcos para arte, cultura e networking político



Arqueólogos em Pompeia descobriram um dos maiores complexos de spa privados da cidade, conectado a um luxuoso salão de banquetes no distrito Regio IX.

A descoberta notável, localizada na ínsula 10, oferece um raro vislumbre de como os romanos ricos misturavam lazer, arte e ambição política nas suas casas.

"Tudo era funcional para a encenação de um 'espetáculo', no centro do qual estava o próprio dono", ressalta o diretor de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel.

"As pinturas do estilo III com temas da Guerra de Troia, os atletas no peristilo – tudo tinha que dar aos espaços uma atmosfera de grego, isto é, de cultura, erudição e também de ociosidade."

O complexo de spa recém-descoberto compreende o clássico trio romano de salas termais - calidarium (quente), tepidarium (morno) e frigidarium (frio) - juntamente com um espaçoso apodyterium (vestiário).

Capaz de hospedar até 30 hóspedes, os banhos apresentavam um frigidarium de tirar o fôlego, a joia da coroa do complexo. Esta grande sala fria é composta por um pátio peristilo de 10 por 10 metros ao redor de uma grande piscina.

A proximidade dos banhos termais ao salão de banquetes — apelidado de "Salão Negro" pelas suas elegantes paredes pretas decoradas com temas mitológicos — ilustra o papel fundamental do banho e da refeição na vida social romana.

Zuchtriegel observa: "O público, grato e faminto, teria aplaudido com sincera admiração o show orquestrado pelo anfitrião e, depois de uma noite no seu "ginásio", teria falado sobre ele por um longo tempo."

As paredes da casa apresentam afrescos nos Segundo e Terceiro Estilos Pompeianos, incluindo temas da Guerra de Troia. Essas pinturas, junto com representações de atletas no peristilo, evocavam a sofisticação intelectual de um ginásio grego, um estilo muito popular entre a elite romana.

Outras descobertas recentes feitas em Pompeia

O opulento balneário é uma das muitas descobertas feitas na extraordinária residência.

No ano passado, o salão de banquetes preto adjacente com as suas impressionantes obras de arte clássicas foi escavado. As paredes do salão foram pintadas de preto, "para evitar que a fumaça das lâmpadas nas paredes fosse vista. Aqui, as pessoas reuniam-se para festejar depois do anoitecer, a luz bruxuleante das lâmpadas de óleo fazia as imagens parecerem-se mover, especialmente depois de algumas taças de bom vinho da Campânia", explicou Zuchtriegel.

Além disso, uma sala menor e mais íntima pintada em azul suave foi encontrada, interpretada pelos investigadores como um santuário, ou um espaço dedicado a atividades rituais e ao armazenamento de objetos sagrados. As impressionantes paredes de fundo azul são decoradas com figuras femininas representando as quatro estações e representações alegóricas da agricultura e pastorícia, de acordo com especialistas.

Além disso, adjacente a este espaço, foi feita uma descoberta trágica: os restos mortais de duas vítimas de Pompeia que foram seladas por cinzas vulcânicas e lava durante a erupção do Monte Vesúvio, prendendo-as e levando-as à morte. Euronews


Sem comentários:

Enviar um comentário