A DPG (Docentes de Português da Galiza) voltou ao parlamento galego para reunir-se com os grupos políticos para falar da necessidade e pertinência de continuarem a convocar mais vagas de português para o ensino secundário da Galiza
Perante o iminente anúncio da OPE 2025 onde se explicitará o número de vagas por especialidades para o próximo concurso de educação, a DPG manteve reuniões com os diferentes grupos parlamentares com o intuito de transmitir a necessidade de que mais um ano continue a convocatória regular de vagas para a especialidade de português no secundário com opção de aquisição de especialidade por parte de quem já é docente mas especialista doutras matérias.
Além disso foram tratados outros assuntos relativos ao assentamento e regularização do ensino da língua portuguesa nas escolas galegas
No dia 26 de dezembro de 2024 na parte da manhã, Marcos Vence e Loaira Martínez reuniram-se com o grupo do PP, sendo recebidos pelos deputados Carmen Pomar e José Luís Ferro.
No mesmo dia 26, à tarde, a reunião com o BNG foi feita de maneira telemática e nela participaram por parte do grupo parlamentar as deputadas Iria Taibo e Mercedes Queixas, e em representação da associação assistiram Carme Saborido e Loaira Martínez..
Por último, na manhã do dia 3 de janeiro de 2025, as representantes da DPG foram recebidas pelo deputado Julio Abalde Alonso do PSdeG no parlamento.
Em todas as reuniões o ambiente foi distendido e mostrou-se interesse nas nossas propostas sendo que os e as representantes dos diferentes grupos parlamentares apoiaram as nossas demandas visando o crescimento progressivo do português no ensino público galego. Associação de Docentes de Português da Galiza in “Portal Galego da Língua”
Sem comentários:
Enviar um comentário