Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Portugal - Escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes vence o Prémio Imprensa Nacional / Vasco Graça Moura 2024

O escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes foi distinguido com o prestigiado Prémio Imprensa Nacional / Vasco Graça Moura 2024 pelo seu livro de poesia intitulado “Tratado das Coisas Sensíveis”. A obra será editada em Portugal, numa iniciativa que celebra o património literário e cultural da língua portuguesa.



Nas redes sociais, o autor partilhou a emoção ao receber a notícia: “Imaginem o arrepio, quando o poeta e escritor Pedro Mexia, presidente do júri, perguntou, via WhatsApp: ‘É o Pedro?’. Eis a novidade que eu ‘não conseguia segurar’. O meu original de poesia, Tratado das Coisas Sensíveis, é o livro vencedor do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2024.”

Na mesma publicação, Pedro Pereira Lopes descreveu o livro como uma obra “dura, íntima, sobre as coisas da vida e, em especial, sobre as coisas do cultivo da palavra”. Além disso, dedicou ainda o prémio à sua amiga e mentora, Fernanda Angius, falecida, que, segundo ele, ficaria muito feliz com este reconhecimento.

Importa referir que esta não é a primeira vez que Pedro Pereira Lopes é reconhecido em Portugal. Em 2017, venceu a 1.ª edição do Prémio Literário INCM / Eugénio Lisboa como texto “Gente Grave”, consolidando o seu lugar como um dos principais nomes da literatura moçambicana contemporânea.

O Prémio Imprensa Nacional / Vasco Graça Moura, criado pela INCM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), tem como objectivo promover a preservação da língua e cultura portuguesas, ao mesmo tempo que presta homenagem ao escritor e intelectual Vasco Graça Moura. Este galardão anual distingue, alternadamente, trabalhos inéditos nas áreas da Poesia, Ensaio e Tradução, domínios em que Vasco Graça Moura se destacou ao longo da sua vida. Nesta edição de 2024, a menção honrosa foi atribuída à obra A Vocação Nómada das Cidades, de André Craveiro. In “Moz Entretenimento” - Moçambique


Sem comentários:

Enviar um comentário