Díli
- O programa “Brincar, Aprender e Descobrir o Sucesso” (HANDS, em tétum) do
Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD) disponibiliza formação em
linha para educadores do pré-escolar, mas apenas 30% conseguem dominar as
tecnologias e ter acesso a internet.
O
HANDS do MEJD tem o apoio do Governo da Nova Zelândia e surge no âmbito da
crise sanitária provocada pela covid-19, permitindo uma formação em linha
através de programas como o Zoom e o WhatsApp disponibilizados em tablets.
“Entre
1100 educadores das pré-escolas, só 30% conseguem utilizar as ferramentas em
linha”, revelou o Coordenador do HANDS, Pedro Ximenes, esta segunda-feira
(26/10), no Centro de Convenções de Díli.
O
dirigente afirmou também que a equipa do projeto trabalhará afincadamente para
resolver os problemas com a internet, nomeadamente os custos, e a falta de
competências digitais dos educadores.
“Esforçar-nos-emos
para resolver estes problemas. A conexão de internet, os seus custos e a falta
de conhecimentos dos professores são desafios”, reconheceu.
O
responsável lembrou também que, além da formação de educadores, o projeto
trabalha na melhoria dos espaços escolares.
“Concentramo-nos
apenas nas pré-escolas, mas o HANDS não é só para formação dos educadores. Cria
também espaços para diversão em todas as escolas”, disse, acrescentando que o
programa tem uma duração de cinco anos para chegar a todas as pré-escolas do
território. In “Timor Post” – Timor-Leste
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