O primeiro autocarro autónomo do território foi lançado pela Universidade de Macau no dia 23 de Outubro, representando a estreia deste tipo de “transporte inteligente” nas estradas de Macau. O veículo está numa fase experimental no campus da instituição
A
Universidade de Macau (UM) recorreu ao seu campus como base experimental para o
primeiro autocarro autónomo, um “transporte inteligente” que vai funcionar na
instituição de ensino superior durante um período experimental como preparação
antes de circular nas ruas da cidade.
Segundo
o reitor da universidade, Yonghua Song, este “transporte inteligente”
representa o futuro da indústria automóvel, sendo que “vários países no mundo”
estão na corrida para desenvolver este tipo de “tecnologia automóvel”, pode
ler-se num comunicado de imprensa da instituição.
“Esta
plataforma de testes é um sistema de transporte eficiente baseado em múltiplas
tecnologias e visa abordar a questão de usar estes autocarros autónomos como
modo de transporte público em zonas de congestionamento. A Universidade de
Macau irá industrializar tecnologias inovadoras provindas deste projecto para
promover o desenvolvimento do conceito de cidade inteligente em Macau e na zona
da Grande Baía”, acrescenta a nota da universidade.
O
comunicado descreve ainda a forma como a UM tem já uma fundação sólida com
investigadores de classe mundial neste campo a nível de conhecimento. Este
projecto de condução autónoma irá ajudar a UM a aperfeiçoar a sua capacidade de
investigação num projecto descrito como “pioneiro”. Chan Wan Hei, presidente da
comissão administrativa do fundo de desenvolvimento de Ciência e Tecnologia
(FDCT), diz ter esperança que além da investigação de veículos autónomos, a UM
possa também desenvolver investigação no planeamento de transporte e gestão de tráfico
em tempo real e ‘Big Data’ urbano, acelerando assim o processo de
desenvolvimento de Macau no âmbito de “cidade inteligente”.
O
projecto, encabeçado pelo professor Xu Chenzhong, director da Faculdade de
Ciência e Tecnologia de Macau, tem obtido “resultados notáveis” graças à
cooperação de vários parceiros, como as empresas de tecnologia Baidu e Haylion,
e o Laboratório de Referência do Estado de Internet das Coisas da Cidade
Inteligente.
Além
de inteligência artificial, o projecto usa várias outras tecnologias de última
geração para recolher dados. O autocarro autónomo tem 6,6 metros e capacidade
para oito lugares. Em termos de operações conta com modo manual e o automático,
atendendo assim aos diferentes tipos de necessidades. De acordo com o comunicado,
no modo automático, o veiculo pode detectar obstáculos estáticos e dinâmicos,
bem como sinais de trânsito, tais como outros veículos, peões, passadeiras e
semáforos, podendo também abrandar ou parar, de acordo com cenários em tempo
real. É também capaz de mudar de faixa e parar nas paragens de autocarro. A sua
velocidade máxima é de 40km/h, o que cumpre os requisitos de segurança para
autocarros públicos, acrescenta a instituição.
A
UM irá abrir ao público o autocarro autónomo para um passeio experimental
gratuito com registo prévio ‘online’, embora as datas ainda não tenham sido
anunciadas. Joana Chantre – Macau in “Ponto
Final”
Joanachantre.pontofinal@gmail.com
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