O
museu Oscar Niemeyer (MON), na capital do Paraná, recebeu um número recorde de
visitantes em 2019. A atração registrou a visita de mais de 377,7 mil pessoas,
maior número registrado desde que foi inaugurado, há 17 anos. O recorde
anterior era de 2017, quando o local recebeu 367,6 mil pessoas.
O
resultado de 2019 representa um aumento de 21,3% em relação a 2018 e uma média
de mais de 30 mil visitantes por mês. Considerado o maior museu de arte da
América Latina, o local conta com um acervo de 7 mil peças em um espaço de mais
de 35 mil m² de área construída.
Para
a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, os números alcançados
comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a
frequência ao local e o envolvimento de diferentes perfis de público nos
programas educativos. “O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que
deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus
visitantes”.
Investimentos no setor
O
ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a constante melhoria
na estruturação dos destinos turísticos brasileiros e a atração cada vez mais
expressiva de investimentos ao país, prioridades adotadas na atual gestão,
contribuem para chegar a resultados como esses. “O trabalho que vem sendo
desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo governo federal é focado em
investir robustamente na infraestrutura dos destinos turísticos brasileiros,
com melhoria não só por meio de obras, mas na qualificação da oferta, dos
profissionais, na segurança dos turistas, entre outros aspectos. Esses
resultados também demonstram o regaste ao patriotismo e da confiança no Brasil,
com um mercado mais aberto e uma economia mais sólida e com crescimentos
sucessivos”, destaca o ministro.
Segundo
dados da Demanda Turística Internacional, pesquisa realizada anualmente pelo
Ministério do Turismo, o principal motivo dos turistas internacionais para
visitar Curitiba (PR) é em busca de cultura. Na avaliação sobre a satisfação do
visitante na capital paranaense, 88,4% declaram que a viagem atendeu plenamente
ou superou as expectativas e 96,8% pretendem retornar ao destino.
Exposições
Ao
longo de 2019, o MON realizou 11 exposições, entre elas a “Ai Weiwei Raiz”. Foi
a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai
Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e
notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.
Concurso
Para
celebrar o 17º aniversário este ano, o museu lançou um concurso de fotografias
que vai até o dia 1º de março. De acordo com os organizadores, a campanha
“#meumon: revele o museu que só você vê”, tem como objetivo envolver ainda mais
o público e estimular o visitante a descobrir locais e ângulos inusitados do
museu, especialmente no período de férias.
As
17 fotos consideradas mais originais e criativas, que serão escolhidas por uma
comissão avaliadora, ganharão 100 ingressos para visitar ou presentear amigos e
familiares ao longo de 2020. Para participar, é necessário postar uma foto do
museu no Instagram, marcando @museuoscarniemeyer e #meumon. A ação é válida
apenas para essa rede social, e é necessário seguir o perfil do MON. In “Mundo
Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário