A
abertura da segunda linha dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), que vai ligar
a estação do Bungo ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) e cujas
obras começaram em Setembro de 2016, está prevista para Março de 2019
A informação foi avançada pelo
porta-voz dos CFL, António Osório, que, citado pelo Jornal de Angola, lembrou
que os trabalhos em curso, envolvem, além da própria linha, a construção de
seis novas gares e de um parque de oficinas, situadas em Catete, município de
Icolo e Bengo, na província de Luanda.
Estão ainda previstas 10 novas
locomotivas múltiplas diesel, com uma capacidade para o transporte de 7000
passageiros.
"As novas locomotivas
terão uma configuração diferente das actuais, por serem modernas, ligeiras e
velozes e transportam um maior número de pessoas", expôs.
Sobre a conclusão de obras,
Augusto Osório lamentou que a construtora não esteja a cumprir o prazo
previamente estabelecido, por também se ter ressentido da crise económica e
financeira que o país atravessa.
"Se tudo correr bem,
penso que até Março de 2019 ficam concluídas as obras", afirmou.
O porta-voz do CFL disse ainda
que, na capital, são principalmente os funcionários públicos e privados,
estudantes, comerciantes e, sobretudo, pessoas que fazem o transporte de
mercadoria de Luanda para os outros municípios e vice-versa os que mais fazem
uso regular do Caminho-de-Ferro de Luanda.
De recordar que em Setembro,
no dia 03, foram assinados contratos no valor de 283 milhões de dólares, entre
o Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola (INCFA) e os
Caminhos-de-ferro de Luanda (CFL), a Alemanha e a China, que vendem as
locomotivas, e Espanha, que vai financiar a construção do parque de oficinas.
O acordo prevê, igualmente, a
prestação de assistência técnica durante dois anos às 10 locomotivas,
provenientes da Alemanha e da China. A assistência inclui a manutenção das
locomotivas e a formação de maquinistas, bem como dos técnicos de manutenção
dos equipamentos.
Na cerimónia, que contou com a
presença do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, o embaixador de Espanha
em Angola, Manuel Ruigómez, divulgou que as oficinas serão equipadas com
material tecnológico de ponta e que vão criar mais de 100 postos de trabalho
directos e indiretos.
O contrato para a aquisição
das 10 novas locomotivas à Alemanha e à China, que vão circular no troço
Bungo/Baia, na província de Luanda, foi assinado pelo INCFA e pelo consórcio de
empresas Andrade Gutierrez e Zagope Angola.
Já o novo aeroporto
internacional de Luanda situa-se em Viana, 40 quilómetros a sudeste da capital,
estando prevista a sua abertura em 2020, se os prazos forem cumpridos.
O NAIL será um dos maiores
aeroportos de África, com capacidade para 15 milhões de passageiros por ano, um
volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano e ocupando uma área de 1.324
hectares.
Vandalização
e amontoados de lixo preocupam Caminhos-de-ferro
O director do gabinete de
comunicação institucional e imprensa do CF, Augusto Osório, disse ainda que a
constante vandalização dos comboios é um motivo de grande preocupação e de
prejuízos para a empresa.
"Infelizmente, a
população invade o espaço legalmente constituído para o Caminho-de-ferro para
outras actividades que colocam em causa a segurança dos comboios e das
pessoas".
"O CFL e as
administrações e a polícia trabalham juntos na prevenção e repressão mas
verificamos que as coisas continuam", referiu.
De acordo com o porta-voz do
CFL, os constantes apedrejamentos aos comboios, para além de danificarem os
vidros e as carruagens, também têm como resultado ferimentos graves dos
passageiros, maquinistas e revisores dos bilhetes. In
“Novo Jornal” - Angola
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