A
Transinsular venceu o concurso público internacional para a gestão e exploração
do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas
de Cabo Verde
A Transinsular, S.A. e a
Transinsular, Lda. eram, na prática, as únicas candidatas ao concurso, depois
de a proposta da West African Shipping Line, ANEK Line SA & Marlow
Navigation Co, Ltd., ter sido recusada “por não ter cumprido com as condições
pré-estabelecidas no Programa de Concurso e no Convite para apresentação de
propostas”, lê-se no comunicado do governo cabo-verdiano.
O próximo passo será a
formalização do contrato.
Apesar da vitória alcançada, a
Transinsular não ficará sozinha no mercado. O comunicado governamental sublinha
que “o regime de exclusividade à futura concessionária não irá restringir o
mercado a um único operador, mas sim atribuir a este o serviço público a que o
Estado é obrigado a assegurar”.
Além disso, a Transinsular
terá de abrir o capital da futura concessionária aos actuais operadores locais:
“o Serviço Público de Transporte Marítimo Inter-Ilhas (SPTMII) reservou aos
actuais armadores do transporte marítimo inter-ilhas uma participação mínima de
25% do capital da futura concessionária, cuja dispersão será efectivada via
Bolsa de Valores, permitindo dessa forma que no mínimo um quarto dos ganhos do
SPTMII fiquem na posse de nacionais”, refere a nota oficial.
A Transinsular tem vindo
a reforçar a presença no mercado de Cabo Verde. Nos últimos tempos criou um
armador local e registou ali o primeiro navio do país habilitado a operar nos
tráfegos internacionais. Igualmente reforçou as ligações à Europa (e ao mundo)
e à costa ocidental de África, apostando em transformar o arquipélago num hub de transhipment. In “Transportes &
Negócios” - Portugal
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