Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 30 de novembro de 2019

Cabo Verde - Dia Mundial da Língua Portuguesa ajuda a projetar a língua

Cabo Verde juntou-se às celebrações em todo o mundo pela oficialização do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em 5 de maio. A comemoração anual e, agora global, foi ratificada na segunda-feira em Paris pelo Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco



Reconhecimento

Na qualidade de presidente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, Cabo Verde disse num comunicado que a medida é “mais um importante marco no processo de afirmação e reconhecimento da língua portuguesa no plano global”.

Para o país africano, o Dia Mundial realça a importância da “atuação diplomática concertada” dos Estados-membros do bloco lusófono, seus observadores associados, entidades da sociedade civil, autores, e produtores de cultura.

Expansão

Falando à “ONU News” momentos depois do anúncio, o secretário-executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles disse que o português, falado por cerca de 280 milhões de pessoas, é uma língua em crescente expansão pelos quatro continentes.

A CPLP acredita que a decisão da Unesco traz a expectativa de que o idioma “seja uma língua, cada vez mais, relevante no contexto global e cada vez mais importante à escala mundial.”

Ao proclamar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Unesco afirma que é preciso “implementar uma cooperação mais ampla entre os povos por meio do multilateralismo, aproximação cultural e diálogo entre civilizações como está estipulado nos estatutos” da agência. In “ONU News” – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário