Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Timor-Leste - Duas crianças timorenses participarão na comemoração do Dia Mundial da Criança em Banguecoque



DÍLI — A Comissária Nacional dos Direitos da Criança, Dinorah Granadeiro, disse que o Ministério da Solidariedade Social e Inclusão realizou um seminário sobre o Dia Mundial da Criança, subordinado ao tema Estadu no Parte Hotu Investe atu Labarik Goza Sira-Nia Direitu, com vista à celebração dos direitos das crianças.

Além da comemoração deste dia, teve ainda lugar a abertura do processo de seleção de crianças que representarão o Estado timorense em Banguecoque, na Tailândia, no âmbito da celebração do Dia Mundial da Criança a nível regional.

“Neste processo de seleção, vamos tentar encontrar duas crianças – uma rapariga e um rapaz, para que possam representar o Estado timorense na celebração dos 30 anos desta convenção a nível regional, em Banguecoque”, disse a Comissária Nacional dos Direitos das Crianças, Dinorah Granadeiro, em declarações aos jornalistas, no salão da Luz Clarita.

No âmbito da celebração deste dia, Timor-Leste pretende efetuar o lançamento de duas campanhas nacionais no próximo dia 25 de novembro, uma associada ao tema da violência contra as crianças e outra centrada na proibição de efetuar compras a crianças.

“Iremos lançar estas duas campanhas. Uma referente ao tema da violência contra as crianças, porque registamos um número elevado de casos de maus tratos. A outra campanha pretende impedir que pessoas possam comprar bens às crianças que vendem os seus produtos nas ruas da cidade de Díli. Então, queremos sensibilizar os pais para que não obriguem os seus filhos a venderem bens para obter rendimento familiar. As crianças não têm obrigação de procurar rendimento para a família”, referiu.

“Se as pessoas se habituarem a não comprar os bens que as crianças vendem nas ruas, estas acabarão por desistir de vender.  Por isso, vamos sensibilizar e educar a população para que evitem comprar às crianças,” acrescentou.

Dinorah destacou ainda a importância de todas as crianças usufruírem de momentos de lazer, no gozo dos seus plenos direitos, de frequentarem a escola, entre outros.

Segundo a Comissária Nacional dos Direito das Crianças, apesar de o rendimento familiar em Timor-Leste ser inferior a de muitos países, abaixo dos padrões exigíveis, não significa que os pais tenham de obrigar os seus filhos a trabalharem para garantir o sustento familiar. Aumentar o rendimento familiar, para Dinorah, é o dever de qualquer pai. Felicidade Ximenes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário