Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 9 de novembro de 2019

Timor-Leste - UNESCO TL realiza competição de Ciências e Matemática

DÍLI — A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, em inglês) de Timor-Leste ofereceu a oportunidade a alunos do terceiro ciclo do ensino básico, secundário e universitários de participar num concurso no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento.

O Coordenador do Centro de Estudos de Ciência e Matemática da Comissão Nacional de Timor-Leste para o UNESCO, Luís Nívio de Fátima Soares, explicou o funcionamento da competição.

“Queremos dizer que estes grupos de estudantes foram vencedores no mesmo evento realizado no ano passado. Agora, já percebem os mecanismos da competição. Damos-lhes, por isso, novos tópicos para desenvolverem sozinhos”, disse o Coordenador do Centro de Estudos da Ciência e Matemática da Comissão Nacional de Timor-Leste para UNESCO, Luís Nívio de Fátima Soares, à Agência TATOLI numa entrevista no suco de Letefoho, Same vila, nesta quinta-feira.

Luís recordou que o júri selecionado pela comissão organizadora desta competição é especializado em Ciências e Matemática.

Segundo o responsável, o papel do júri é também ajudar os participantes, nomeadamente através de explicações científicas, caso se verifiquem problemas de domínio da linguagem científica.

A comissão organizadora recebeu 74 listas de grupos, mas depois da seleção de documentos só 50 puderam participar no concurso.

Entre estes grupos, 32 pertencem ao ensino secundário geral, 14 ao terceiro ciclo do ensino básico e ensino superior, nomeadamente à Faculdade de Educação, Arte e Humanidades (FEAUH) da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL).

Está apenas ausente deste concurso o município de Aileu. Os aproximadamente 400 participantes selecionados, incluindo professores, mostram-se entusiasmados com a competição.

“Observo que são muito ativos neste evento por quererem adquirir novas experiências”, frisou. Tomé Amado – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário