Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Timor-Leste - Autoridade Nacional de Petróleo e Minerais promove riquezas de no mundo

DÍLI – O Presidente da Autoridade Nacional de Petróleo e Minerais (ANPM) de Timor-Leste, Gualdino da Silva, disse que a ANPM pretendia promover, em Singapura, os recursos naturais timorenses, nomeadamente o petróleo e gás natural.

“O pedido já foi elaborado, no passado mês de [outubro]. Alguns elementos da nossa equipa deslocaram-se a Singapura. O objetivo desta deslocação é promover a riqueza timorense, sobretudo o petróleo e gás natural”, disse o presidente da ANPM, em declarações aos jornalistas da Tatoli no Parlamento, nesta terça-feira.

Segundo Gualdino da Silva, a equipa da ANPM já se deslocou, este mês, para a capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Abu Dhabi, seguindo-se Londres. “Estamos a preparar-nos para irmos a Abu Dhabi, posteriormente para Londres. É provável que viajemos duas vezes, no final deste ano”, disse Gualdino da Silva.

O presidente referiu ainda que a equipa de promoção da ANPM estará, em 2020, na Austrália e China.

“Estaremos, em março do próximo ano, na Austrália e China até o concurso terminar”, afirmou o presidente da ANPM.

Gualdino da Silva salientou também que a equipa da ANPM estaria fora do país durante seis meses no âmbito da promoção de recursos naturais de Timor-Leste no mundo, principalmente nos países que possuem indústrias de petróleo, para poderem investir no país e tornar o mercado interno mais competitivo.

O presidente da ANPM sublinhou ainda que, no âmbito desta participação, se visa dar a conhecer sobretudo o grande potencial de recursos naturais de Timor-Leste, dando-se explicações sobre questões específicas relativas ao ambiente de investimento, ao regime legal, contratual e fiscal.

Recorde-se que a ANPM já realizou, em outubro, a Conferência Internacional de Petróleo e Gás de Timor-Leste ou “Timor-Leste Oil & Gas Summit 2019”. O intuito desta conferência foi promover e oferecer oportunidades aos parceiros comerciais para que possam criar e desenvolver as atividades petrolíferas.

Gualdino da Silva lembrou que, durante o evento, o Primeiro-Ministro, Taur Matan Ruak, anunciou também a aprovação de alocação dos 18 novos blocos para atividade petrolífera. Florêncio Ximenes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário