Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Timor-Leste - Associação dos Jornalistas de Timor-Leste e UNESCO realizam formação para jornalistas sobre alterações climáticas



DÍLI – A Associação dos Jornalistas de Timor-Leste (AJTL), em parceria com  a Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) realizam uma ação formação destinada a 20 pessoas, entre as quais fazem parte jornalistas, estudantes de comunicação social e elementos de Organizações Não Governamentais, com vista à aquisição de novos conhecimentos relativos à cobertura sobre assuntos associados às alterações climáticas.

A questão associada às alterações climáticas constitui, nesta era da globalização, uma preocupação de todas as pessoas por ameaçar a vida humana e animal, pelo que se exige o envolvimento de todos os intervenientes, principalmente do Estado e Governo no sentido de garantir a preservação da biodiversidade do planeta.

“Nós pedimos aos jornalistas para que deem enfoque ao problema das alterações climáticas que atinge atualmente a planeta. Por isso, desejamos que efetuem coberturas sobre o tema do ambiente para que possam divulgar informações e sensibilizar a população sobre o impacto das alterações climáticas,” disse o Presidente do Conselho de Imprensa de Timor-Leste, Virgílio Guterres, no âmbito da abertura da ação de formação subordinada ao tema Media e Climate Change, que decorreu no Salão de  Associação HAK, no Farol, Díli, nesta quarta-feira.

O presidente do CI destacou a importância desta formação, pois permitirá que os jornalistas possam adquirir novas competências no que diz respeito à cobertura de assuntos relativos às mudanças climáticas que têm afetado a vida das pessoas, em especial nos setores da agricultura e da saúde.

Segundo Virgílio Guterres, as várias instituições que integram os diferentes órgãos de comunicação social reportam, na maioria das vezes, assuntos políticos, em detrimento de temas ligados às alterações climáticas que atinge também Timor-Leste.

Também o Presidente da AJTL, David Hugo, agradeceu, na ocasião, à UNESCO o apoio na realização desta ação de formação.

“Peço a todos os jornalistas que aproveitem esta formação para melhorarem os seus conhecimentos, nomeadamente sobre a forma como fazer coberturas relacionados com a questão das alterações climáticas e os seus efeitos para o ser humano”, disse o presidente.

David Hugo manifestou também o seu desejo de que, após a conclusão desta formação, os participantes possam, por um lado, efetuar coberturas sobre as causas e os efeitos das alterações climáticas e, por outro, sensibilizar a população para a importância de preservar o meio ambiente.

O responsável da AJTL lembrou ainda que os órgãos de comunicação social publicam maioritariamente notícias referentes à política, pelo que entende que esta formação vem na melhor altura, sublinhando a importância da cobertura de assuntos ligados às mudanças climáticas.

Já o assessor da UNESCO para os Assuntos de Comunicação e Informação, Lim Ming Kuok, disse que a organização das Nações Unidas pretende apoiar a AJTL no reforço da capacitação dos jornalistas em relação ao tema em causa.

“Queremos dar esta formação aos jornalistas para que façam também coberturas sobre o tema do ambiente, em particular sobre as mudanças climáticas,” disse.

Todo o material disponibilizado durante a ação de formação, que decorre entre os dias 13 e 16 de novembro, incide sobre tópicos alusivos à questão da preservação da biodiversidade, com destaque para a previsão do tempo, climas e a contribuição do Homem para fazer face às alterações climáticas e seus efeitos.

Os 20 formandos que participam nesta ação de formação são provenientes de instituições de diversos órgãos de comunicação social e jovens universitários. Florêncio Ximenes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário