Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 16 de novembro de 2019

Portugal - Exposição "Branislav Mihajlovic - 20 Anos na LM Arte” em Sintra



A quem possa interessar…

…Estou a folhear catálogos e convites antigos, a explorar gavetas, à procura de fotos antigas de noites de abertura, a tentar lembrar-me de quem eu era há vinte anos.

Quando me perguntam como cheguei a Portugal, respondo muitas vezes, por acaso. Viemos para ficar 20 dias e ficámos uma vida. Mas a verdade é que eu estava à procura de um “acaso”. Podia ter acontecido na Holanda, na Grécia, ou em qualquer outro lugar mas um feliz acidente trouxe-me a Portugal. A mesma sorte colocou o Luís Madureira no meu caminho. Estava à procura de galerias e a oferecer os meus quadros a quem tivesse a amabilidade de folhear o meu portfólio quando o meu amigo e colega, Gustavo Fernandes, que era na altura o director artístico deste Espaço me convidou a expor. Estou-lhe grato por isso. Aqui conheci o Luís Madureira.

Nada indicava que a nossa colaboração viesse a durar tanto tempo, muito menos que nos tornássemos amigos. Somos diferentes nas línguas que falamos, na idade, origem, experiência de vida e a nossa relação não parecia duradoura. Ele era o senhor da velha guarda, sempre de fato e gravata e eu informal de cabelo comprido e brinco. Nunca pensei sobreviver da arte neste País e ele não tinha desejo e ambição de se tornar galerista. Contudo é óptimo profissional, respeitado pelos clientes e apreciado pelos artistas. Num negócio onde as carreiras aparecem e desaparecem de um dia para o outro e onde as galerias abrem e fecham de temporada para temporada, manter uma galeria bem-sucedida durante mais de vinte anos não é uma conquista pequena. Muito poucos conseguem. O laico pode pensar que isso é fácil, que não existe um grande segredo no negócio da arte, que bom gosto e uma dose de bom senso podem ser suficientes. Puro engano. Ser bom galerista exige integridade pessoal: honestidade, modéstia, lealdade. Estas são também as qualidades de uma pessoa que se deseja para um amigo.

Pesquisando não consigo chegar ao número exacto de exposições que fizemos juntos mas foram seguramente mais de dez individuais (algumas realizadas em espaços públicos e não na Galeria LM) e mais de vinte coletivas. Lembro-me de cada montagem, de cada inauguração, de todo o processo de preparação. Sempre foi divertido e empolgante. Foi feito com amizade.

Tenho muito gosto em dedicar esta exposição ao meu amigo, Luís Madureira.
                                                                                        Branislav Mihajlovic


Branislav Mihajlovic - Nascido em Belgrado, Sérvia no ano de 1961, Branislav começou a desenhar e pintar muito cedo e com cerca de quinze anos já tinha participado em exposições nacionais e internacionais. Finalizou os estudos da pintura na Escola Superior de Belas Artes, Universidade de Belgrado em 1986 e o mestrado da pintura em 1989 na mesma Escola. Após concluir os estudos empreendeu várias viagens. Acabou por ficar na Holanda dois anos, onde se tornou artista profissional. Realizou já mais de sessenta exposições individuais e inúmeras colectivas na Jugoslávia, Italia, Polónia, Holanda, Alemanha, Espanha e Portugal. Foi premiado em São Paulo, Nova Deli e Belgrado. Actualmente vive em Portugal. O seu trabalho figurativo reclama uma participação constante do espectador ao recuperar questões inerentes a condição humana, atraves de temáticas introspectivas ou misticas. Com uma linguagem pictórica forte pela expressividade, utiliza com frequência a técnica do "combine painting", através de diversos materiais exteriores ao âmbito convencional da pintura, como sejam pedras, madeira ou livros. “LM galeria de Arte Contemporânea”

Sem comentários:

Enviar um comentário