Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Guiné Equatorial – ONU confirma moratória

O Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o inglês Rupert Colville, afirmou que a Organização recebeu em Fevereiro de 2014 a ordem presidencial emanada da Guiné Equatorial que introduziu através de uma moratória temporária a suspensão da pena de morte.

A suspensão da pena de morte era uma das exigências da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Declaração de Dili inclui uma referência à abolição da pena de morte na Guiné Equatorial, factor determinante para a adesão do país à CPLP. A moratória temporária estará em vigor até ao período em que haja uma revisão constitucional na Guiné Equatorial que permita alterar a lei constitucional em vigor.


No passado dia 13 de Março de 2014 no texto Pena de morte este blogue fez referência à moratória que suspendia a pena de morte na Guiné Equatorial com a data de 13 de Fevereiro, bem como a execução de cidadãos presos no passado dia 31 de Janeiro de 2014 e a comparação com outras situações similares, que por serem em outras latitudes, normalmente não são postas em causa. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário