Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 10 de agosto de 2014

Angola - Discurso de cumprimentos

É um prazer estar aqui e eu agradeço o convite feito pelo Senhor Secretário de Estado John Kerry para trocarmos ideias em termos da situação de desenvolvimento da paz e segurança em África e também da nossa cooperação entre os Estados Unidos e Angola.

Vice Presidente Manuel Vicente
Espero que desta visita possamos sair mais reforçados, que a nossa cooperação possa ter vias de cabimento para o sucesso em Nova York. É sabido por todos que temos uma cooperação excelente a nível da indústria petrolífera, mas no quadro do nosso plano de desenvolvimento, nós gostaríamos também de ver os Estados Unidos a participar em outras áreas de actividade e, como disse bem o Senhor Secretário de Estado nós contamos com o apoio e a colaboração dos Estados Unidos para em conjunto podermos estabilizar o continente africano.

Sabemos que sem paz e segurança não há investimento, de modo que é o primeiro foco de Sua Excelência o Senhor Presidente da República em colaborar e participar, fazer todo o esforço no sentido de podermos garantir a paz a nível de todo o continente africano e não só, a nível global.

Essa é também uma das razões e no espírito da missão que nos leva a estarmos a candidatar-nos para membro não permanente do Conselho de Segurança para o próximo mandato, como disse no primórdio de levarmos a paz ao continente e ao mundo. Muito obrigado. Manuel Vicente – Angola

Manuel Vicente e John Kerry


Manuel Domingos Vicente – Vice-Presidente da República de Angola discursou em língua portuguesa na cerimónia de boas vindas aos representantes africanos que participaram na Cimeira EUA/África, surpreendendo os organizadores do evento com a falta de tradutor. Um bom exemplo que não é seguido pelos representantes do povo português, que após serem eleitos por um período temporário de tempo, para dirigirem o país e serem os seus representantes no relacionamento institucional internacional e como tal, exprimirem-se na sua língua oficial, querendo mostrar que a sua formação é superior ao que na realidade é patenteada, discursam em línguas estrangeiras em detrimento da língua portuguesa. Baía da Lusofonia

Poderá aceder às duas intervenções, do Secretário de Estado John Kerry e do Vice-Presidente Manuel Vicente aqui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário