Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Brasil – Festlip 6ª Edição



Sexta edição do Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa - O português João Mota, com 57 anos de carreira artística, é o homenageado.

O Festlip - Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa, em sua sexta edição, presta homenagem ao ator, diretor e professor João Mota, Com 57 anos de carreira artística, é considerado um dos principais nomes do teatro de Portugal.

João Mota  /  Foto: Beatriz Canoa
Mota já encenou mais de cem espetáculos, parte deles com a companhia Comuna – Teatro de Pesquisa, que fundou em 1972. Trabalhou com nomes como Peter Brook e passou ainda por Angola, França, Irã e Brasil, onde trabalhou com Henriette Morineau e Augusto Boal, entre outros. Há três anos é também diretor artístico do Teatro D. Maria II.

Realizado pela Talu Produções, o Festlip apresenta entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro 11 peças inéditas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal – todas com entrada franca –, além de palestras, oficinas, exposição, show e mostra gourmet.

Entre os espaços culturais que receberão a programação teatral do Festlip estão: Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Municipal do Jockey, Teatro Ipanema, Teatro Café Pequeno, Teatro Gláucio Gil e Sesi Jacarepaguá.

A inovação deste ano é a FESTLIPinho, onde pela primeira vez, o Festlip apresentará uma peça infantil, “O Príncipe Feliz”, da Cia. Magia e Fantasia, de Portugal, que será encenada no Morro de São Carlos e no Parque Lage, também com entrada franca.

O já tradicional FESTLIPSHOW ocorre no Parque Lage, no Jardim Botânico, no dia 30 de agosto, a partir das 22h, com desafio de DJs de Angola, Brasil e Portugal, com versões eletrônicas de kuduro, MPB e fado, com abertura da DJ brasileira Ana Paula.

Os debates, palestras e oficinas do II Encontro Cultural de Língua Portuguesa entre os dias 1 e 2 de setembro, no SESI Centro, com a participação de dramaturgos, encenadores e programadores internacionais.

Em meio ao teatro, música e debates, ocorre também o FESTGOURMET no restaurante Zazá Bistrô Tropical, no bairro de Ipanema, que trará o menu especial denominado de “O tempero da língua portuguesa”,

Este ano, a exposição fotográfica será realizada em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Intitulada “O cinema português”, a mostra será no Parque Lage e terá imagens projetadas que traçam um panorama dos mais de cem anos da história do cinema lusitano. J Carlos da Silva – Brasil in “Portal Galego da Língua”



José Carlos da Silva Desde 2008, é correspondente do PGL no Brasil. Residente em Campinas (São Paulo), é produtor cultural e periodista. Como produtor cultural trabalha pela difusão da cultura caipira, que tem na viola de 10 cordas, sua maior expressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário