Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Macau – PIB cresce 8,1% no 2º trimestre de 2014

No segundo trimestre do corrente ano o Produto Interno Bruto (PIB) registou um acréscimo de 8,1%, em termos reais, face ao idêntico trimestre de 2013, ou seja, inferior aos 12,4% verificados no primeiro trimestre, devido ao impacto do declínio das exportações de serviços do jogo, que conduziu ao abrandamento do crescimento económico. Assim o impulso deste crescimento ficou a dever-se, principalmente, ao aumento do investimento e das exportações dos outros serviços turísticos. Realça-se que o investimento privado, as exportações de bens e os outros serviços turísticos subiram 56,4%, 10,4% e 10,4%, respectivamente. Em contrapartida, as exportações de serviços do jogo desceram 0,5% em termos anuais. No primeiro semestre deste ano, o crescimento económico foi de 10,2% em termos reais, enquanto o deflactor implícito do PIB do segundo trimestre, que mede a inflação global, ascendeu 9,8% em termos anuais, informam os Serviços de Estatística e Censos.
  
A despesa de consumo privado cresceu de forma estável. O emprego apresentou um comportamento favorável e aumentou a procura de recursos humanos, pelo que o número total de empregados e o rendimento do emprego atingiram níveis recordes, impulsionando um crescimento de 7,0% em termos anuais da despesa de consumo privado. A despesa de consumo final das famílias realizada no mercado local e a despesa no exterior subiram 7,3% e 6,6%, respectivamente.
  
A despesa de consumo final do Governo apresentou um acréscimo de 4,8%, em termos anuais. Salienta-se que a remuneração dos empregados se elevou 3,4%, bem como ascenderam 7,5% as compras líquidas de bens e serviços.

O investimento foi o principal motor do crescimento económico. A formação bruta de capital fixo, que reflecte o investimento, expandiu-se significativamente 52,7% em termos anuais, muito superior aos 30,9% registados no primeiro trimestre. O investimento realizado pelo sector privado aumentou 56,4%, em virtude de estar em pleno andamento a construção de várias instalações de turismo e entretenimento de grande envergadura. Destaca-se que os investimentos em construção e em equipamento subiram 58,3% e 46,9%, respectivamente. O investimento realizado pelo sector público cresceu 9,6% em termos anuais, reflectindo-se nas subidas de 10,4% e 4,0% dos investimentos em construção e em equipamento, respectivamente.

A tendência ascendente do comércio de bens manteve-se. A procura externa cresceu moderadamente, pelo que as exportações de bens aumentaram 10,4%. Por seu turno, as importações de bens subiram 18,3%, graças à expansão do investimento privado e ainda aos acréscimos da despesa de consumo privado e do número de visitantes.
  
O crescimento do comércio de serviços abrandou. Os outros serviços turísticos subiram 10,4% em termos anuais, devido ao aumento do número de visitantes e da respectiva despesa, porém, as exportações de serviços do jogo chegaram ao final da tendência ascendente dos últimos seis trimestres, registando menos 0,5% em termos anuais. O crescimento das exportações de serviços contraiu-se acentuadamente, para 1,3%, enquanto as importações de serviços diminuíram 11,1%, em termos anuais, em virtude do impacto do comportamento. Direcção dos Serviços de Estatística e Censos - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário