Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 23 de agosto de 2014

CE-CPLP - Reunião com representantes diplomáticos da Namíbia e do Japão

Uma delegação da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) liderada pelo Secretário-Geral, Dr. José Lobato, reuniu com o Cônsul Honorário da Namíbia em Portugal, Dr. Rogério Tavares, e com o Embaixador do Japão em Portugal, Senhor Hiroshi Azuma, com o objetivo de estabelecer contactos empresariais e institucionais com os países com vista a angariar novos associados e à assinatura de novos acordos de parceria.

Nas reuniões, José Lobato manifestou a vontade da CE-CPLP em estreitar relações com os novos países observadores da CPLP, admitidos na cimeira realizada em Díli, e informou os representantes diplomáticos do plano de atividades para 2014/2015, formulando desde já um convite para todos os eventos a realizar, um convite que se estende também às empresas e empresários dos respetivos países.

Com o Dr. Rogério Tavares, falou-se da proximidade geográfica e da ligação entre a Namíbia e Angola, que se reflete na vontade em alguns bancos angolanos que estão em processo de obtenção de licença para operarem na Namíbia. O estado vibrante e crescente da economia namibiana foi também bastante discutido na reunião. O Cônsul Honorário da Namíbia em Portugal informou ainda a CE-CPLP da deslocação de uma missão de empresários namibianos a Portugal no próximo mês de Novembro, momento esse que seria uma boa oportunidade para haver uma aproximação entre os empresários do país e a CE-CPLP e seus associados.



No encontro com o Embaixador do Japão em Portugal, as atenções focaram-se no estreito relacionamento que o país já tem com Timor e da vontade de aprofundar o relacionamento e estreitar laços com os restantes países de língua portuguesa. Segundo o Senhor Hiroshi Azuma, há por parte de empresas japonesas o interesse de investir no sector de Oil&Gas, presente em vários dos países da comunidade.

Falou-se ainda da possibilidade de organizar um evento de networking entre empresas japonesas já presentes em Portugal e os associados da CE-CPLP e da vontade de estabelecer contacto permanente com uma entidade associativa representativa da comunidade empresarial japonesa, com vista a planear uma possível missão de uma delegação da CE-CPLP ao Japão.

Os dois representantes diplomáticos demonstraram-se completamente disponíveis para encetar contactos em favor da CE-CPLP com empresas dos seus respetivos países, de forma a aumentar a abrangência da CE-CPLP.

Para o próximo mês de Setembro estão já agendadas reuniões com os Embaixador da Geórgia e Embaixadora da Turquia em Portugal. CE-CPLP

Sem comentários:

Enviar um comentário