Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Algarve - Forais afonsinos inspiram exposição em Silves

Os 510 anos da outorga do Foral à Cidade de Silves inspiram a exposição que está patente, ao longo do mês de agosto, nos Paços do Concelho daquele município. Além do Foral concedido por D. Afonso III a Silves, em 1266, estará em foco o Foral dos Mouros Forros de Silves, Tavira, Loulé e Santa Maria de Faro, documento datado em 1269.

O Foral Afonsino entregue a Silves em 1266 tinha características semelhantes ao já entregue à cidade de lisboa, algo percetível no próprio documento: «(…) dou e outorgo a vós povoadores de Silves presentes e vindouros foro, usos e costumes da cidade de Lisboa exceto jugada de pão que vos deixo para sempre (…)».

Poucos anos depois, o mesmo Rei concedeu o foral aos mouros das principais localidades algarvias, onde afirmava «(…) faço carta de foro e segurança a vós, Mouros que sois forros, (…) Mando que nenhum cristão ou judeu tenha poder de fazer-vos mal ou força (…)».

«Uma Carta de Foral ou, simplesmente, Foral é “o diploma concedido pelo Rei, ou por um senhorio laico ou eclesiástico, a determinada terra, contendo normas que disciplinam as relações dos seus povoadores ou habitantes entre si e destes com a entidade outorgante”, ou seja, são cartas de privilégio que conferem a um território ou comunidade um regime jurídico próprio», lembrou a Câmara de Silves. A mostra pode ser visitada entre as 9 e as 15 horas. Hugo Rodrigues – Portugal in “Sul Informação”

Sem comentários:

Enviar um comentário