Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Cortiça

O Município de Coruche organiza pela quinta vez consecutiva a FIPOR, Feira Internacional de Cortiça, que inicia-se hoje, 22 de Maio de 2013, Dia Internacional da Biodiversidade e decorrerá até ao próximo dia 26 de Maio de 2013 no Parque do Sorraia e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.


O certame que foi apresentado oficialmente em Lisboa no passado dia 08 de Maio teve nessa data, a inauguração de uma exposição de fotografia e natureza denominada “Coruche, Capital Mundial da Cortiça” que terminará no dia 08 de Junho de 2013. A exposição está patente no Palácio Quintela, na rua do Alecrim em Lisboa.


Um dos principais temas da feira é a “Água” dando sentido ao apelo das Nações Unidas que elegeu o ano de 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, realçando a importância dos montados de sobro para a conservação do solo, para a regularização do ciclo hidrológico e para a qualidade da água.


 O sobreiro, que passou a ser considerada como a “Árvore Nacional de Portugal”, após uma petição patrocinada pelas associações ambientalistas Transumância e Natureza e Árvores de Portugal, veio valorizar a Feira Internacional da Cortiça com este estatuto, consciencializando a população para a importância desta árvore e para os seus produtos.


Nos cinco dias em que Coruche será a capital mundial da cortiça, os profissionais do sector poderão participar em conferências e debates de carácter científico, mas a população em geral terá a oportunidade de participar nas mais diversas actividades lúdicas.


Hoje, dia 22 de Maio de 2013, destacamos o Lançamento da Plataforma de Transacção da Cortiça 2013 e amanhã a conferência “O Montado de Sobro em Portugal – Que Futuro?” e o Fórum Infanto-Juvenil: Festa da Água e do Montado. Na sexta-feira, 24 de Maio de 2013, salientamos a conferência “Montado de Sobro: Água e Biodiversidade”, a visita pelas escolas à indústria corticeira e a mesa redonda “Sobreiro, Inovação e Silvicultura”, no sábado a conferência “Sanidade dos Montados: Obstáculos a vencer”, no domingo a apresentação do livro “O Montado. Um lugar poético”. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário