Este sábado e domingo, o pátio do Albergue volta a acolher mais um mercado de artesões e representantes de marcas de vinho e outros produtos macaenses e de países de língua portuguesa. A iniciativa vai passar a acontecer todos os fins de semana a partir do próximo mês
O
4.º Mercado Lusófono do Albergue decorre este fim de semana no espaço exterior
do Albergue da Santa Casa de Misericórdia (SCM), em São Lázaro. Nos dias 17 e
18, entre as 12h e as 20h, 18 bancas vão estar no local para dar a conhecer
alguns produtos típicos da comunidade macaense, de Portugal e de outros países
lusófonos. Vinhos, bebidas, latas de conserva, nozes, café, mas também muito
artesanato e perfumes vão marcar presença no evento.
Heiman
Sou, da empresa Sardinia Macau, adiantou ao nosso jornal que o certame
organizado pelo Círculo dos Amigos da Cultura de Macau, o Albergue SCM e o
Portuguese Restaurants & Retail Concept é para continuar, e vai passar a
acontecer todos os fins de semana a partir do próximo mês. A ideia, explicou, é
que a iniciativa, que antes era organizada trimestralmente sempre que possível,
passe a acontecer todos os fins-de-semana e assim se torne num “evento regular
em Macau”, que permite que os turistas possam ser expostos a “uma experiência
cultural única de lusofonia que não se encontra em mais lado nenhum”. Para já,
a edição dos dias 17 e 18 vai ser feita em conjugação com a época festiva do
Ano Novo Chinês, com decoração alusiva ao tema pronta para acolher os
visitantes que escolhem Macau como destino de férias, acrescentou Heiman Sou.
O
Mercado Lusófono de Albergue, explicou o responsável, serve de plataforma para
os fornecedores dos países e regiões de Língua Portuguesa, e também ONGs e
indivíduos promoverem os seus produtos ou serviços junto dos consumidores.
“Desta vez temos vinhos de Portugal, sumos do Brasil, café de Timor-Leste,
ervas aromáticas de Moçambique e, claro, iguarias macaenses e muito mais”,
divulgou Heiman Sou. Quanto a estas bancas de iguarias macaenses, o responsável
pouco pôde revelar, adiantando apenas que estão em “bom número” e vão vender
petiscos e sobremesas macaenses, “enquanto outros vendem artesanato como joias
e acessórios feitos à mão”. Nas edições passadas foram também comercializados
itens de azulejo e objectos de cerâmica recordou o promotor da iniciativa e
director da Sardinia.
Fundada
em Agosto de 2016, a Sardinia Macau Limited concentra-se em trazer novos
produtos de Portugal e dos EUA que não estavam disponíveis em Macau, Hong Kong
e China Continental. Nestes locais foram desenvolvidas novas tecnologias para
produtos tradicionais. Como exemplo, a empresa referiu-se à marca de conservas
em lata “A Banca da Sardinha”, que se especializou na produção de sardinhas
enlatadas com sabores invulgares em caril e azeite. Os produtos da Sardinia
Macau Limited podem ser encontrados no Cunha Bazaar, Torre de Macau,
Supermercados Vang Kei, Inda Quality Food, China Products Company, bluBasket e
nos restaurantes do Future Bright Group, indicou ainda a página electrónica da
empresa. Rita Gonçalves – Macau in “Ponto
Final”
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