O investigador Luís Bernardino considera que uma Cabinda desligada de Angola seria rapidamente absorvida por outros países da região, defendendo soluções que passem por um referendo e uma mudança de postura de independentistas e do Governo angolano
O
investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de
Lisboa (CEI-IUL) disse à Lusa que a questão de Cabinda foi sempre “complexa”
para o Estado angolano, e não recebeu a devida atenção “por ter ficado diluída”
devido à guerra civil de quase três décadas após a independência.
“O
que tem estado associado a esta questão é sempre uma vontade de Cabinda se
autonomizar relativamente a Angola”, enquanto o Governo angolano (apoiado pelo
MPLA, partido no poder desde 1975) tem outro entendimento e sempre teve uma
postura “muito pouco atenta” a estas pretensões, explicou o também docente.
A
região de Cabinda tem sido, assim, mantida sob um regime especial, com uma
forte presença militar e é através desta militarização da província que se
exerce também o controlo político, considerou.
Luís
Bernardino defendeu que qualquer solução para Cabinda deve passar por um
referendo que permita avaliar qual o sentimento da população sobre esta
questão, e se é mais favorável à autonomia, independência, ou manter a ligação
a Angola, procurando que esta decisão não seja influenciada pelas potências
regionais à volta daquela província do norte de Angola, mas descontinuada
geograficamente.
“Esse
é que é o problema, se Cabinda se tornasse uma província desligada de Angola,
automaticamente vai ser absorvida pelas potencias regionais que estão à volta”,
como a República Democrática do Congo e outros que têm interesse nas riquezas
da região, essencialmente o petróleo, sublinhou o especialista em defesa e
segurança.
No
entanto, “manter esta situação pela força, vai desgastar, até criar o que pode
ser uma tensão regional, que pode levar a uma militarização, uma área de
conflito que não interessa nem a Angola nem às populações ou às FLEC [Frente
para a Libertação do Enclave de Cabinda-Forças Armadas de Cabinda], que estão
envolvidas neste processo político”, comentou.
O
académico sugeriu que poderia encontrar-se um processo que tornasse Cabinda
numa região autónoma gerida por Angola, o que não seria fácil de aceitar por
Luanda, reconheceu, mas iria aliviar a tensão.
Quanto
à FLEC, considerou que deve evoluir para uma força política, em vez de
continuar associada a um movimento militar independentista, e “moderar o seu
discurso e a sua forma de atuar, tanto internamente, na província de Cabinda,
como externamente”, já que o movimento se esforça por manter uma política
externa dinâmica e viva.
Apesar
de a FLEC manter algumas ações de guerrilha contra as forças armadas angolanas
em Cabinda, Luís Bernardino disse acreditar que a sua maior força está no
exterior, na sua capacidade internacional de tentar mobilizar o apoio de outros
países da região para a sua causa.
“Isso
é algo que pode transformar este conflito, levar a que este conflito possa
extravasar a própria dimensão de Cabinda e incluir outros atores não só
africanos, mas também europeus”, observou.
“Às
FLEC interessa-lhes internacionalizar o conflito (…) colocar a questão de
Cabinda na agenda internacional para que tenha maior dimensão, enquanto aos
países que têm ligação com Angola interessa o contrário”, prosseguiu o
investigador, salientando que Portugal nunca se deverá envolver nesta questão,
“não só pelas razões históricas, mas também pelo impacto que tem naquilo que é
a sua política externa”.
Considerou,
por outro lado, que a realização de um referendo seria um passo para que Angola
“desse voz” ao povo cabindense, partindo-se daí para uma negociação partilhada
sobre uma eventual autonomia.
“Mas
isto passa por uma mudança radical das FLEC. Há aqui uma tensão latente em que
ambas as partes estão extremadas (…) esta situação está a ser mantida um bocado
pela força, até quando não sabemos, mas há aqui situações muito complexas e
isto implica obviamente uma mudança de postura de ambas as partes”, comentou.
A
FLEC mantém há vários anos uma luta pela independência do território, de onde
provém grande parte do petróleo angolano, alegando que o enclave era um
protetorado português - tal como ficou estabelecido no Tratado de Simulambuco,
assinado em 1885 - e não parte integrante do território angolano.
O
Governo angolano recusa normalmente reconhecer a existência de soldados mortos
resultantes de ações de guerrilha dos independentistas, ou qualquer situação de
instabilidade naquela província do norte de Angola, sublinhando sempre a
unidade do território. In “MadreMedia” – Portugal com “Lusa”
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