Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Goa - Novos “Beginnings” em verso do diretor da escola Gera

Carol Paul Joseph escreve o seu primeiro livro de poesia inspirado em histórias de vida e encontros


Há uma escassez de livros de poesia nas lojas por falta de interesse, mas o diretor da Escola Gera, em Goa, Carol Paul Joseph, decidiu embarcar na sua primeira viagem poética, intitulada Beginnings, escrita em verso iâmbico.

“Disseram-me nas livrarias que não há seções de livros de poesia. Na verdade, disseram-me para escrever prosa. Ninguém lê versos, disseram-me. Mas gosto de ler versos. Quero manter vivo o verso iâmbico”, diz Carol.

Falava recentemente no lançamento do seu livro de estreia no Caculo Mall, Pangim.

Procrastinação e dúvida

Falando sobre a sua jornada, ele diz: “Todos nós temos um livro dentro de nós, mas ele nunca sai. Sempre quis escrever."

“Na minha juventude, escrevi alguns contos e poemas. Em poucos anos, decidi escrever um livro e, ao dizê-lo em voz alta, assumi o compromisso de escrevê-lo. Aconteceu", compartilha.

"Mesmo antes de se arriscar a fazer isso, você vai se debater com 'devo fazer isso? Sou bom o suficiente? Alguém vai ler? Por que alguém iria ler? E como será recebido?'", continua ele.

“Houve uma luta contra a procrastinação e a dúvida. Foi muita presunção dizer que serei escritor”, diz, ao relembrar as dúvidas que atrasaram a escrita.

Quando os amigos incentivam

Para deixar Carol com vontade de escrever, um seu amigo projetou e criou um espaço que o lembrasse de que ele tinha um livro para terminar.

“Um amigo próximo incentivou-me e disse que eu precisava de escrever – uma forma de fazer isso é investir no tempo e em recursos. Ele disse-me que se eu não terminasse o livro, a culpa seria inteiramente minha”, explica.

“Então, toda a vez que eu cruzava aquele espaço, dava vontade de escrever os meus poemas. Sempre quis escrever um livro. E, depois de 30 anos, finalmente chegou”, diz Carol.

Beginnings investiga temas que são comumente sentidos, extraídos de histórias de vida e encontros - desde relacionamentos difíceis até amor, fé, migração, confiança, propósito de vida e morte.

Ele menciona: “Para estes 19 poemas, a inspiração veio de experiências pessoais, incidentes de amigos e familiares, filmes e muito mais”.

Cada poema deve ser autêntico

Afirmando que o desafio é escrever versos iâmbicos, linha após linha, e também poesia, Carol diz: “Tudo o que fizermos deve ter autenticidade e emanar dos princípios pelos quais vivemos, dos princípios que defendemos e das ações pelas quais vivemos”.

"Toda a poesia deve ter autenticidade. Procurei escrever sobre diferentes temas e experiências de pessoas, como o que irmãos e amigos passaram. Espero escrever um verso mais longo, baseado na mitologia hindu e cristã", finalizou. Kimberly Colaco – Goa in “Gomantak Times”



Sem comentários:

Enviar um comentário